AFR José Mauro Progiante lança seu terceiro livro

Dessa vez, o público juvenil pode esperar por uma obra que mescla suspense e mistério

Depois do sucesso de “A maldição de Taruma e Nurana” e de “Abdo Fariz e outras lembranças”, o agente fiscal de rendas (AFR) José Mauro Progiante acaba de lançar a publicação infanto-juvenil “O roubo do sonho azul”, pela Canal 6 Editora. 

Com ilustrações de Heloisa M. Nakashima, a obra pode ser adquirida pelos sites canal6livraria.com.br ou Amazon, Americanas, Shoptime e Submarino. O valor é de R$ 35 (mais o frete). 

AFR do concurso de 1986 e lotado na DRT-07/Bauru, José Mauro Progiante diz que na década de 1980 participou de um concurso nacional de literatura infanto-juvenil promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Bauru. Daí, nasceu a aptidão para as letras.

Na época, seu livro “A Maldição de Taruma e Nurana” foi premiado e o regulamento do concurso previa a publicação da obra, mas isso acabou não acontecendo. 

“Em 2017, resolvi publicá-la pela Editora Chiado, de Portugal. Logo em seguida, a traduzi para o esperanto dando o título de La Malbeno de Tarumo kaj Nurana”, conta. Com essa tradução, o autor recebeu um prêmio internacional, em agosto de 2018, do Congresso Mundial de Esperanto, realizado em Lisboa.

“O livro, que também foi adotado em projetos de leitura de várias escolas, me animou a escrever de novo para o público infantil”. Então, em maio deste ano saiu da prensa “O roubo do sonho azul”. 

No enredo, a turma formada pelos personagens André, Hua, Mavomo, Rose e Érik estão diante de um novo desafio: em viagem pela Bélgica precisam se livrar de um perigoso bandido, libertar um inocente e ainda evitar uma tragédia no hotel em que acontece uma importante reunião da Organização das Nações Unidas (ONU).  Para isso, vão contar com a ajuda de dois novos companheiros – a menina Claire e o jovem diplomata Lufimpu. Antes de agir, no entanto, o grupo precisa decifrar uma mensagem sobre o sonho azul.