Histórico

O Sinafresp nasceu no dia 26 de novembro de 1988, após a promulgação da Constituição Federal que, em outubro do mesmo ano, autorizou a formação de entidades sindicais no serviço público.

Sua primeira sede foi em um edifício na Praça da Sé, que abrigou a diretoria provisória em 1989 e a primeira diretoria do biênio 90/91. Em abril de 1993 o sindicato mudou-se para a Rua Maria Paula, 123, onde é sua atual sede.

Hoje, a entidade congrega em seu quadro associativo mais de 90% da classe dos AFRs, cerca de cinco mil associados, um índice de filiação inigualável em todo o movimento sindical brasileiro!

Com o objetivo de representar institucionalmente a classe dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo, conforme preceitua a Constituição, desde o primeiro momento seus membros fundadores entenderam que o Sinafresp tinha também uma vocação natural para desenvolver ações mais amplas, voltadas para questões de interesses dos cidadãos, haja vista que os AFRs são os responsáveis pela arrecadação dos recursos necessários ao Estado, possibilitando, assim, a prestação de serviços públicos à população paulista.

Logo, o Sinafresp não se limita a fins de defesa e valorização de seus filiados, mas atua também com questões como as reformas constitucionais e legislativas, mercados regionais e globalização da economia.

 

Em janeiro de 1995, assume uma nova diretoria no sindicato, com José Carlos Vaz de Lima à frente.
No evento de posse, compareceram mais de 1000 colegas, além de importantes autoridades como
o governador Mário Covas e seu vice Geraldo Alckmin.

Manifestação em frente à sede da Secretaria da Fazenda em 2003 mostra a união do Fisco contra
a Reforma da Previdência

 

No mesmo ano, o Sinafresp leva a Brasília os colegas para participarem de um ato contra a Reforma da Previdência

 

Atual diretoria do Sinafresp com colegas da sede da Secretaria da Fazenda, mobilizados em um ato para entrega de funções em julho de 2016