Sinafresp comemora 30 anos em cerimônia com a presença do governador e de outras autoridades públicas

Confraternização de agentes fiscais de rendas ainda teve exibição de vídeos de valorização da categoria produzidos pelo sindicato

Com muita animação e orgulho, os agentes fiscais de rendas comemoraram no último sábado, 1º de setembro, 30 anos de fundação de seu sindicato durante concorrida e prestigiada festa de confraternização que contou com a participação do governador do Estado, Márcio França, e da professora Lúcia França, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

Também estiveram presentes representantes do legislativo federal – deputados federais Major Olímpio e Arnaldo Faria de Sá –, estadual – Campos Machado, Carlos Giannazi, Delegado Olim, Luiz Carlos Gondim, Marco Vinholi, Orlando Bolçone e Vitor Sapienza –,  e municipal – vereador Gilson Barreto, representando a Câmara Municipal de São Paulo.

O evento contou ainda com a participação de dirigentes de entidades reconhecidas por sua atuação, como o presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Charles Alcantara, o segundo vice-presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional), José Caetano dos Santos, o presidente e o diretor do Sindicato dos Auditores-Fiscais Tributários do Município de São Paulo (Sindaf), respectivamente Hélio Campos Freire e Rafael Rodrigues Aguirrezábal, o diretor do Sindicato dos Servidores Públicos da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (Sindalesp) Filemom Reis da Silva e o presidente da Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo, Rodrigo Spada, entre outros.

Em uma breve solenidade, o presidente do Sinafresp, Alfredo Maranca, lembrou que há trinta anos promulgou-se a Constituição Federal, na qual se dizia que o trabalho é o valor principal. “O primado do trabalho era a ordem social máxima prevista na Constituição de 1988. E não era só uma palavra vã, pois a Constituição criou a possibilidade dos servidores públicos se sindicalizarem, de nós podermos nos unir; e muitos heróis se juntaram para criar esse sonho do Sinafresp (…) Hoje os sindicatos podem estar aqui para defender o trabalho: defender o trabalho privado, defender o Estado, defender o serviço público. E é isso que fazemos com muita honra”, destacou.  

O governador Márcio França ressaltou o papel e o trabalho dos servidores públicos. Ele refletiu que, infelizmente, hoje há muitas críticas ao serviço público e a seus agentes, mas se opôs a elas de maneira firme: “Não acho que o serviço não deve ser permanente nem que não deva ser enaltecido. (…) Todo o esforço do servidor na educação, na saúde, na fiscalização é  para garantir às pessoas o bem comum”.

Para ele, o Estado de São Paulo mais uma vez vai conduzir a transformação da percepção negativa da sociedade em relação ao serviço público. “Vai partir de São Paulo a recuperação de nossa autoestima. Vai partir de São Paulo a recuperação do prestígio do servidor público. Eu não concordo com essa ideia genérica que vocês estão ouvindo falar e eu vim aqui hoje para dizer para vocês isso. Para dizer que a nomeação do Luiz Cláudio é a nomeação de cada um de vocês. (…) Quando eu pedi ao Luiz Cláudio para assumir essa função é porque eu confio em vocês”, declarou o governador.

Nos discursos feitos pelos deputados também ficou explícita a relação de diálogo construída pela categoria e o reconhecimento da importância estratégica da categoria e da posição de referência alcançada pelo Sinafresp. “Eu tenho hoje uma segunda família, que é a família fazendária”, afirmou o deputado Campos Machado.

O secretário da Fazenda, Luiz Cláudio de Carvalho, chamou atenção para o impacto positivo da chegada de Márcio França à festa, o que demonstra o respeito que a categoria tem com o governador que, conforme destacou o secretário, com grande competência tem conduzido o Estado.

Ele também apontou que São Paulo tem uma solidez fiscal e que grande parte dessa solidez está relacionada à competência e à dedicação dos agentes fiscais de rendas, que tem trabalhado para colocar nos cofres públicos cerca de R$ 160 bilhões de receita tributária e ainda fazem a gestão da carga de tributos. Ele agradeceu e elogiou mais uma vez a decisão do governador de reconhecer o trabalho da categoria e dar a oportunidade para um agente fiscal de rendas ocupar o cargo de titular da Secretaria da Fazenda.

Na solenidade foram feitas ainda homenagens ao governador, à professora Lúcia França, ao deputado Campos Machado, ao secretário da Fazenda e à esposa do presidente do Sinafresp, Adriana Reed.

Além disso, foram apresentados dois vídeos produzidos pelo sindicato. Assista ao vídeo do Sinafresp que destaca o valor do trabalho dos agentes fiscais de rendas para a sociedade.

Confira também um vídeo comemorativo dos 30 anos do Sinafresp.

A participação de Márcio França na festa de 30 anos do Sinafresp foi noticiada pela JovemPan online, na divulgação da agenda do sábado do governador.  

Veja a nota na JovemPan online.

Após a solenidade, o governador e as demais autoridades públicas também participaram do momento de descontração com a categoria, posando para fotos e conversando com os agentes fiscais de rendas presentes.

Ao som de música ao vivo e com brindes, a categoria comemorou os 30 anos do Sinafresp neste ano especial que consolidou uma conquista histórica da categoria, a promulgação da EC 46/2018.