Sinafresp e Sitesp se reúnem para tratar de ações conjuntas em prol da arrecadação de São Paulo

Encontro discutiu a otimização dos recursos da Secretaria da Fazenda e a melhora nos serviços prestados aos cidadãos

O presidente Alfredo Maranca e o secretário-geral Guilherme Jacob se reuniram na última segunda-feira (9), na sede do Sinafresp, com o presidente do Sitesp, Joaquim Goma, e o secretário-geral, Dairo Garcia. O objetivo do encontro foi debater um plano de ação e alinhar possíveis ações a serem realizadas em conjunto pelas duas carreiras, com foco na otimização dos recursos da Secretaria da Fazenda para oferecer melhores serviços à população do estado de São Paulo.

Durante o encontro foram tratados temas como a necessidade de automatizar processos, proporcionando atuação mais moderna e eficiente. Uma das ideias discutidas foi a criação de uma espécie de call center para os trabalhos de responsabilidade da Sefaz, cujo objetivo seria filtrar as demandas em um atendimento pessoal, com direcionamentos de tarefas mais específicos, e não apenas uma central para atender a todos sem nenhum filtro.

“O atendimento seria otimizado e proporcionaríamos mais rapidez e comodidade ao contribuinte. Hoje muitos cidadãos precisam se deslocar aos postos, alguns necessitam viajar até 150 quilômetros, pois a cidade onde reside não conta com posto de atendimento”, explicou Goma.

Da mesma forma, Maranca acrescentou que os procedimentos tributários prejudicam o estado de São Paulo porque envolvem porcentagem de manipulação e trabalho manual. “Quando isso se dá em um estado pequeno não é tão grave, mas quando a mesma operacionalização é aplicada ao estado de São Paulo o cenário torna-se caótico. Por isso que devemos fazer um esforço conjunto para revitalizar a arrecadação e otimizar todos os nossos recursos”, finalizou.

A reunião entre as duas entidades partiu da importância de criar um plano de ações conjuntas com o intuito de oferecer melhor serviços aos cidadãos, otimizando e modernizando processos e recursos da Sefaz, não abordando temas como mobilizações e atos de protestos das duas carreiras.