Sinafresp participa do 4º Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais

No evento, Henrique Meirelles destaca papel dos AFRs na administração pública

Os diretores do Sinafresp Glauco Honório, Guilherme Jacob e Victor Augusto Lins Mendes, além de integrantes do Conselho de Representantes da entidade, participaram nesta segunda-feira (17) do primeiro dia de trabalhos do 4º Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais, realizado em São Paulo.

Em seu discurso na palestra de abertura do evento, o secretário da Fazenda e Planejamento de São Paulo, Henrique Meirelles, apresentou um panorama do atual cenário econômico brasileiro e destacou o trabalho realizado pelos agentes fiscais de rendas (AFRs), além de falar sobre os desafios enfrentados pelo fisco no estado e em todo Brasil. Para ele, este trabalho é fundamental para o crescimento do país. “O fisco promove a justiça fiscal e social, combate à sonegação e respeita a capacidade de contribuir de cada cidadão”, afirmou Meirelles.

O secretário também apresentou o vídeo produzido pelo Fisco Paulista que mostra a atuação dos AFRs e falou sobre a importância da modernização da administração tributária. Para ele é essencial a ampliação dos serviços oferecidos aos contribuintes e o aprimoramento das ações de monitoramento fiscal, além de dar maior rapidez na concessão de inscrições estaduais e na detecção de fraudes.

Na sequência das apresentações, os desafios da reforma tributária foram abordados na palestra do secretário da Receita Federal, Marcos Cintra. Ele relatou a complexidade do debate sobre o modelo federativo do Brasil e afirmou que será necessário realizar um trabalho pontual com os tributos federais.

Cintra ressaltou a parceria entre o Executivo e o Legislativo para o desenvolvimento da reforma, que deixou de ser debatida apenas por economistas, mas que passou a ser de advogados tributaristas e representantes políticos.

Amanhã (18), o vice-presidente do sindicato Glauco Honório vai moderar o painel “O papel dos impostos no combate às desigualdades”, a partir das 16h30. A programação do evento continua até a próxima quarta-feira (19).