Mobilizações 23/04/2021 - 03:48

No último encontro do ciclo de reuniões promovido pelo Sinafresp, AFRs debatem sobre pleitos da categoria

Após diretoria do sindicato atualizar a base sobre as atividades sindicais, colegas tiveram oportunidade de apresentar sugestões

Esta quinta-feira (22) foi marcada pela realização do último encontro do ciclo de reuniões promovido pelo Sinafresp. Aberta para a participação dos agentes fiscais de rendas (AFRs) de todas as unidades fazendárias, o evento online foi uma oportunidade para os colegas interagirem e discutirem, ao lado da diretoria do sindicato, a respeito das frentes de trabalho e atividades já em andamento, e sobre o recrudescimento das mobilizações.

Houve debate sobre a luta do sindicato pela regularização do pagamento da Participação nos Resultados (PR). A colega Flávia Vieira, assim como outros AFRs presentes, opinou que as decisões tomadas na AGE estão sendo, de certa forma, negligenciadas, argumentando que o foco deve ser apenas o teto salarial e a busca pela Lei Orgânica da Administração Tributária (Loat), já outros participantes questionaram essa leitura sobre os fatos.

“Eu só gostaria de lembrar que o pagamento da PR não é pleito, é um direito nosso que está em atraso. Aliás, já que sempre mencionam as decisões da última AGE, é bom destacar que o pleito, realmente, é o teto e a Loat, mas foi colocada uma consideração: qualquer conversa com a administração só seria feita após o pagamento da PR”, salientou Erik Pires.

Outra questão levantada, também com relação ao foco das mobilizações, foi sobre a possibilidade de levar para o judiciário o caso da PR. “Se tem uma lei por trás, pra mim, isso já é assunto resolvido. Se está na lei e não está sendo cumprido, judicializa. Não está indo pelo administrativo, que vá então pela Justiça”, opinou o colega José Eduardo Bagaiolo.

Em resposta, o vice-presidente Glauco Honório ressaltou que “precisamos ter em mente que tudo sofre influência e pressão política. Além disso, talvez eles estejam enrolando tanto para forçar uma atitude nossa nesse sentido, pois pode acontecer de o Judiciário sentar em cima e ficar lá por muito mais tempo, então devemos ter muito cuidado”, analisou.

Além do colega Eduardo Junqueira Villela, que se manifestou em defesa da batalha pela regularização da PR, reforçando o argumento de que a luta contra a retirada de direitos não é pleito e também não precisa ser aprovada em AGE, o presidente Alfredo Maranca ressaltou que o papel do sindicato é assegurar que os direitos de toda a categoria sejam respeitados.

“É impossível fazer apenas uma coisa, ter uma única frente de luta, pois estamos levando tiro de vários lados. Enquanto estamos tentando garantir o teto aqui, o governo está destruindo outras coisas. Brigamos por estabilidade, eles querem acabar com a nossa autonomia, estamos sendo fuzilados de todos os lados. Temos que lutar em diversas frentes”, afirmou o presidente.

Na mesma linha, o presidente da Mesa Diretora do Conselho de Representantes do Sinafresp, Roberto Carvalho, completou dizendo que sem empatia e colaboração, com cada um fazendo a sua parte, não será viável construir movimentos que agreguem e motivem mais colegas, argumentando que interseção não é o mesmo que união.

“Parece bonito escolher uma única coisa que beneficie a maioria, mas isso é uma falácia, porque o governo não negocia em linha reta. Não vai ser fácil, fazer operação padrão é difícil mesmo. Também não vai ser rápido, mas precisamos seguir incomodando e usar o que temos disponível, como a chuva de e-mails e ações online, por exemplo”, disse Roberto Carvalho.

Também participaram da reunião geral o secretário-geral Felipe Petrachini, os diretores Guilherme Jacob, Leandro Ferro, Lígia Sabaraense, Victor Lins, Delcides Souza e Valéria Baciega, e os advogados do sindicato Frederico França, Thiago Alves e Thiago Durante.

A luta não pode parar!

Vamos mostrar para os secretários e gestores que o engajamento da categoria na luta salarial não para de crescer! A tramitação zero no Sem Papel continua. Todos os AFRs devem acessar o sistema apenas para monitorar e filtrar os protocolos ingressantes e deixar de tramitar processos, com exceção dos serviços com prazos legais, judiciais, decadenciais, ou que envolvam pontuação de colegas externos.

A Operação Padrão (OP) também segue valendo em todas as unidades da Sefaz! Coloque em prática o Manual da OP e fortaleça uma importante estratégia para conquistarmos uma solução definitiva para os problemas da classe. Acompanhe todos os canais oficiais do Sinafresp e fique por dentro de todas as mobilizações.

Compartilhar: