Dia a dia 23/07/2021 - 03:58

Em reunião com lideranças da Sefaz, Sinafresp discute sobre situação crítica da categoria e movimento de entrega de funções

Apesar da não participação de delegados, diretores e demais colegas que ocupam outras funções seguem determinados e confiantes na mobilização

A convite da diretoria do Sinafresp, várias lideranças da Secretaria da Fazenda e Planejamento participaram, na manhã desta sexta-feira (23), de reunião virtual para discutir sobre a situação crítica da carreira, bem como para debater a respeito do andamento dos movimentos de mobilização de entrega de funções e da Operação Padrão (OP). Outra reunião será agendada em breve para discutir a evolução das questões levantadas.

Apesar dos 18 delegados regionais tributários terem sido convidados à reunião, nenhum compareceu, o que de certa forma frustrou a expectativa da diretoria e dos demais participantes, vez que ocupam a função estratégica na hierarquia funcional e tem peso político em suas respectivas regiões, sendo sua adesão fundamental ao sucesso do movimento. 

O Sinafresp sugere que os colegas lotados nas delegacias se informem junto ao respectivo DRT sobre o motivo da ausência dele e dos demais pares na reunião.  

Ainda assim, diretores e demais colegas que ocupam funções de liderança tiveram um debate produtivo, apresentando suas opiniões e preocupações sobre o cenário atual, além de analisarem as perspectivas para o futuro da categoria. De certo que essa não foi a última reunião, mas a ausência coletiva de um grupo específico mostra uma dimensão dos problemas da classe que tem que ser resolvida rapidamente.

Pelo sindicato, estiveram presentes o presidente Alfredo Maranca, o vice-presidente Glauco Honório e os diretores Guilherme Jacob, Delcides Souza, Ligia Sabaraense e Leandro Ferro. Também participaram o presidente da Mesa Diretora do Conselho de Representantes do Sinafresp, Roberto de Carvalho, o vice-presidente, José Mauro Progiante, e o secretário, Nilo Calandria Ponce.

Movimento de entrega de funções

Em sua fala inicial, o presidente Alfredo Maranca destacou que o movimento de entrega de funções inflamou a categoria e a importância de que toda a classe esteja engajada e envolvida para o sucesso das ações. Entretanto, Maranca pontuou que esse barulho ainda não chegou ao alto escalão da Sefaz.

“Ontem, na reunião com o novo coordenador da Administração Tributária [Luiz Márcio de Souza] nós percebemos que a informação sobre esse movimento não chegou na CAT. Ainda existe uma parte intermediária na hierarquia da organização que segue filtrando a mobilização crescente da categoria – e precisamos mudar essa situação”, comentou Maranca.

No mesmo sentido, o vice-presidente Glauco Honório ressaltou que o envolvimento dos dirigentes no movimento sindical é muito importante para o sucesso de qualquer ação, tendo em vista que os ocupantes dessas funções podem ser uma ponte com o governo, levando informação sobre o que de fato está acontecendo.

“O nosso sentimento é que, quando vamos conversar com o governo, parece que desenhamos uma situação que não é real, como se não existissem todos os problemas que relatamos. Então achamos que é necessário cortar esse filtro, levar todos os problemas lá para cima, pois eles estão achando que está tudo sob controle, já que a arrecadação está alta”, disse Glauco.

Para Roberto de Carvalho, o ideal seria investir mais tempo para aumentar a lista, com o objetivo de completá-la com todos os colegas que possuem funções que causariam um constrangimento maior no governo. “São cargos relevantes para o funcionamento da hierarquia, então seria preciso gastar mais tempo. Mas não adianta deixar isso apenas na mão do sindicato, todo mundo precisa pressionar, é um trabalho conjunto”, disse. 

Perigos do PL 6.726

Na oportunidade, os diretores Guilherme Jacob, Delcides Souza e Ligia Sabaraense comentaram sobre os perigos da possível aprovação do PL 6.726. “O texto não apenas estabelece o limite, como também define uma lista que não poderá ser alterada. Em resumo, ou a gente mira e acerta no teto ou engole o prejuízo”, comentou Delcides Souza.

De uma maneira cruel, esse projeto está nos auxiliando a tomar uma atitude, não temos mais para onde ir”, afirmou a diretora Lígia Sabaraense sobre o PL 6.726.

“O meu apelo é para que a gente busque união, trabalho em conjunto, para que possamos trilhar o caminho em busca do teto. Com a perspectiva real do   PL 6.726 ser aprovado, estamos com uma janela importante para empurrar para o governo que precisamos aumentar o teto, mostrar realmente que não temos outra saída e que a situação atual é inaceitável”, defendeu o diretor Guilherme Jacob.

Participe você também da entrega de funções

O sindicato reforça a importância da união da classe em torno da solução para o teto único, que neste momento está concentrada na ação de entrega de funções. Os colegas devem se inscrever neste link: https://forms.gle/VwMEwa4kyevgCEeF6, inclusive os FDTs, se comprometendo a não assumir as funções livres, e os aposentados, manifestando seu apoio à ação.

Compartilhar: