Dia a dia 12/01/2022 - 12:00

Posse e transmissão de cargos da diretoria executiva marca início da nova gestão do Sinafresp

Cerimônia teve formato simplificado devido às questões sanitárias relativas à pandemia de Covid-19

No último sábado (8), o Sinafresp realizou cerimônia de posse e transmissão de cargos para a diretoria executiva da gestão 2022-2024.

A solenidade contou com a presença apenas de integrantes da comissão eleitoral, da diretoria empossada e da gestão 2019-2021. 

A posse dos representantes sindicais não foi presencial, sendo formalizada através da assinatura e entrega da documentação prevista no Estatuto do Sinafresp, uma vez que o momento atual, de aumento nos índices de transmissão de Covid-19, exige cautela e cuidados. 

O secretário-geral da Comissão Eleitoral das eleições sindicais, Narciso Magalhães Junior, presidiu a cerimônia, e a mesa foi composta pelo presidente da comissão Ivan Senço, pelo presidente eleito do Sinafresp, Marco Antonio Chicaroni, e pelo presidente da gestão 2019-2021, Alfredo Maranca.

Os colegas Ivan Senço e Narciso Magalhães Junior falaram sobre o processo eleitoral e sobre o êxito da votação eletrônica, utilizada pela primeira vez. Os integrantes da diretoria eleita assinaram então a documentação de posse.

Confira mais fotos da solenidade aqui

Em sua fala durante a cerimônia, Alfredo Maranca parabenizou os diretores empossados, lembrando que muitos deles já se destacavam nas ações sindicais, seja no Conselho de Representantes, na Assembleia Legislativa ou em encontros estratégicos, representando o sindicato.

Se dirigindo aos novos diretores, Maranca citou pontos que considera fundamentais na gestão sindical, como a atuação política, a utilização de informações e contatos dos colegas da base e a resiliência para não desistir mesmo em cenários adversos e sob críticas. “Mais uma vez, contem conosco para o que precisarem”, concluiu.

O presidente Marco Antonio Chicaroni iniciou sua fala agradecendo à Comissão Eleitoral, à diretoria que deixava o sindicato e principalmente aos colegas que participaram do processo das eleições. Também ressaltou a disposição e as condições para lutar pela valorização da categoria. 

Ele citou a reflexão do filósofo Mario Sérgio Cortella em relação à fala do educador Paulo Freire de que é preciso ter esperança para alcançar os sonhos almejados. Como analisa Cortella, essa esperança é do verbo “esperançar” - não “esperar” - e significa não se conformar, ir atrás da realização dos sonhos, persistir, e não desistir, para construir algo inédito. 

Além de reafirmar os compromissos assumidos na campanha da chapa Raiz AFR, sobretudo lutar pelo teto e pela LOAT, Chicaroni destacou a convicção na eficácia das mobilizações como elemento que une a categoria. “Nenhum de nós é melhor do que todos nós juntos”, ressaltou em referência ainda ao conceito africano de Ubuntu.

Confira aqui a fala do presidente Marco Antonio Chicaroni na íntegra

Compartilhar: