Notícias 13/01/2022 - 04:34

Em visita à DRTC-I/Tatuapé, diretoria se reúne com o delegado e inspetores da unidade

Dirigentes do Sinafresp aproveitaram a oportunidade para conversar com outros colegas que estavam na delegacia

Em sequência ao cronograma de visitas à classe, ontem (12), a diretoria do Sinafresp visitou a Delegacia Regional Tributária da Capital - I (DRTC-I/Tatuapé), reunindo-se com o delegado Rogerio Akira Ashikawa e os inspetores Ricardo e Kleber (substituto).

O presidente do Sinafresp, Marco Antonio Chicaroni, iniciou a reunião lembrando os principais fatos motivadores do encontro: o subteto defasado em cerca de 60%; o Atin precário e não extensivo aos aposentados; a reunião com o vice-governador Rodrigo Garcia até 31/01/2022 e a "Solução Estruturante"; e a necessidade de mobilizações.

Preliminarmente, o gestor Akira destacou que a “chuva de e-mails” para colegas, ou seja o envio de e-mails internamente para os próprios AFREs, tem pouco efeito, tendendo mais a desmobilizar. Ele acredita que seria preferível o caminho do diálogo, manifestando abertura à conversa e destacando também que cada colega é livre para realizar ou não qualquer ação de mobilização, sendo cada um responsável por seu trabalho. Já na realização da “chuva de e-mails” externamente, ou seja, para outros destinatários fora da categoria, ele não vê problemas. 

Quanto ao anúncio do aumento do valor do Atin, apesar de não ser o ideal, Akira entende que, além de trazer um fôlego para os ativos, é uma sinalização de início de negociações pelo governo. Para ele, como não venceu ainda o prazo (31 de janeiro de 2022) da reunião proposta pelo vice-governador, não seria o caso de o sindicato aumentar as mobilizações agora.

O diretor Devanir Zuliani esclareceu a relevância das mobilizações, até para evitar contestações por meio de ação judicial relacionada ao Atin.

A vice-presidente Michele Ferreira ressaltou que o projeto de lei da Alesp, que trata do subsídio do governador para 2022 ainda não foi votado, sendo, portanto, possível ainda o aumento do subteto e das quotas, em benefício de toda a carreira. Destacou também ser necessário que o trabalho do AFRE seja relevante e de maior valor agregado.

Já o diretor Jean Henrique Ferreira explicou que, em breve, será votado no Senado o PLC 6726/2016, que regulamenta as verbas indenizatórias, reduzindo tanto o Atin quanto o adicional de transporte a valores irrisórios, tornando urgente que a categoria busque uma remuneração com segurança jurídica, que só viria por meio do teto, alcançado com a união da classe e de mobilizações.

Indagado pelo presidente Chicaroni sobre sua visão quanto à entrega de funções realizada por outras carreiras, como os auditores da RFB e do Bacen, e sobre a constatação de que esse tipo de ação causa mais impacto político com a adesão dos cargos mais altos, o gestor Akira manifestou preocupação com esse tipo de ação, por possíveis riscos à carreira, porém, novamente, qualquer subordinado estaria livre para aderir ou não à ação, até porque cada colega deve assumir as responsabilidades de seu cargo.

Nesse tema, o diretor Jean lembrou que para o sucesso desse tipo de ação, nenhum colega deveria assumir função (que é privativa de AFRE) que tenha sido entregue por outro.

Em relação ao Grupo Tripartite, o gestor Akira considera ser um excelente fórum, que uniformiza o entendimento entre as partes.

Por fim, ele destacou que todos queremos a mesma coisa: a valorização da carreira e salários compatíveis com relevância, bem como complexidade e responsabilidade do cargo de AFRE.

Após a reunião, a diretoria visitou alguns setores da DRTC-I/Tatuapé, encontrando e ouvindo diversos colegas, dentre eles, Ayrton Cardomingo, que fez questão de ressaltar que, além do salário, é necessário um verdadeiro "resgate" de valores como relevância do trabalho, além da conscientização de cada colega sobre seu trabalho, sua importância como AFRE e suas metas.

Uma vez mais, a diretoria do Sinafresp conclama todos a continuar com as mobilizações rumo ao teto e à Loat.

Compartilhar: