Dia a dia 23/06/2022 - 04:00

Lançamento do livro “Que conta é essa? O sistema tributário das desigualdades” reúne AFREs, gestores públicos, especialistas e lideranças de entidades

Diretoria do Sinafresp aproveitou a ocasião para reiterar pleitos ao secretário Felipe Salto e fortalecer alianças com outras entidades

Nesta terça-feira (21), o Sinafresp realizou o lançamento do livro “Que conta é essa? O sistema tributário das desigualdades”, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na capital paulista. 

Veja aqui a galeria de fotos do evento

A publicação traz artigos de vários autores que abordam diferentes aspectos da tributação no Brasil, debatendo mudanças e caminhos para um sistema de arrecadação mais justo e mais eficiente, bem como uma aplicação de recursos que permita diminuir as desigualdades sociais e impulsionar os setores econômicos.

Dois Auditores Fiscais da Receita Estadual (AFREs) assinam artigos da obra. O colega Victor Lins, que é vice-presidente do Conselho de Representantes do Sinafresp, é o idealizador e organizador. Diretora do Centro de Educação Fiscal da Escola de Governo (Egesp) e coordenadora do Grupo de Educação Fiscal Estadual (GefeSP), a colega Magda Wajcberg também é coautora.

Além deles, os coautores Eduardo Fagnani, Flávio Vilela Campos, Juliano Goularti e Larissa Luzia Longo participaram do lançamento. O livro ainda conta com textos de Bernard Appy, Bento Antunes de Andrade Maia, Luís Eduardo Shoueri, Luiz Carlos Hauly e Maria Lúcia Fattorelli.

O público que compareceu à noite de autógrafos recebeu um exemplar impresso e marcadores de livros personalizados de cada coautor.   

Entre os AFREs presentes, participaram os representantes sindicais Ayrton Cardomingo Junior e Jorge Corrêa de Araújo. 

O presidente do Sinafresp, Marco Antonio Chicaroni, deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos. Ele ressaltou a importância de trabalhar os conceitos discutidos na publicação. “Esse livro e o movimento do qual ele faz parte é bastante didático, nos ensina muito e nos dá uma boa bagagem sobre Educação Fiscal. Eu, assim como muitos que estão aqui, tenho filhos; e é importante disseminar esse conhecimento. Recomendo que todos leiam”, ressaltou o dirigente do sindicato.

Victor Lins explicou que a obra foi pensada como um manual, uma iniciação, para incluir as questões tributárias no debate público como fatores decisivos para a redução das desigualdades. “Como a gente reduz a desigualdade no Brasil? Você gasta com serviço público de qualidade, dando educação e oportunidades para as pessoas que mais precisam, e financia isso com uma política tributária progressiva; que é justamente cobrar menos de quem tem menos”, destacou.

Cada coautor também falou um pouco sobre o seu artigo e a relevância de difundir esses temas. 

Portas abertas!

O secretário da Fazenda e Planejamento, Felipe Salto, compareceu ao evento. “Minha experiência como especialista em contas públicas e agora, recentemente, como secretário da Fazenda me mostra que é muito importante estudar as desigualdades que remanescem no sistema tributário brasileiro. O que nós temos na verdade é um sistema que é pouco progressivo; é preciso pensar no âmbito das discussões da chamada reforma tributária nessa dimensão. O livro lançado hoje, organizado pelo Victor, traz essa dimensão com uma pluralidade de autores, desde o Bernard Appy, passando por outros de matizes e pensamentos distintos, como o Eduardo Fagnani, professor da Unicamp. Então, como secretário da Fazenda, faço questão de prestigiar, recomendar a leitura, dizer que é um prazer comungar da companhia desses autores e também poder beber na fonte desses trabalhos”, afirmou.

O evento também contou com a presença do colega Luiz Marcio de Souza, subsecretário da Receita Estadual.

A diretoria do Sinafresp e vários colegas ativos e aposentados tiveram a oportunidade de conversar com o secretário sobre questões da Fazenda e demandas da categoria. 

Além disso, a ocasião ainda permitiu à diretoria fortalecer os laços com entidades cujas lideranças prestigiaram o evento, discutindo ações e trabalhos pelos pleitos comuns às categorias, principalmente pela valorização do serviço público.

Estiveram representados a Federação dos Sindicatos Servidores Públicos do Estado de São Paulo (FESSP-ESP), pelo presidente Lineu Mazano; o Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (Sindcontas-SP), pelo presidente Tedy Marcos Colombini; o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp), pela presidente Raquel Gallinati e pelo secretário-geral Alexandre Sampaio Zakir; a Pública Central do Servidor, pelo presidente José Gozze; a Associação dos Especialistas em Políticas Públicas do Estado de São Paulo (AEPPSP), pelo presidente Leandro Salvador; e a Afresp, pela vice-presidente Monica Paim de Andrade.

Livro

Editada pelo Sinafresp e pela Insular, a obra, que já está em sua segunda edição, foi publicada em 2021, mas teve o lançamento adiado devido à situação da pandemia de Covid-19 naquele período. 

O livro pode ser baixado gratuitamente pelo Kindle na Amazon. É possível ainda adquirir o exemplar impresso no site da plataforma.

Compartilhar: