Dia a dia 23/09/2022 - 09:36

Conselho de Representantes discute formas de mobilização para serem implementadas em outubro e novembro de 2022

Publicação de artigos críticos caso reajuste do teto não esteja previsto no orçamento de 2023 e realização de café sindical nas unidades foram estratégias aprovados pelo órgão

O Conselho de Representantes do Sinafresp se reuniu nesta quarta-feira (21) para debater e deliberar sobre os trabalhos sindicais, principalmente a adoção de ações de mobilização em outubro e novembro.

A presidente da Mesa Diretora do Conselho de Representantes, Lígia Sabaraense, afirmou a importância de delinear o caminho para construir a luta da categoria. “Nosso trabalho aqui é conseguir traçar um norte para buscar os nossos pleitos”, destacou.

Antes de debater as formas de mobilização, a consultora Elaine Lima, da empresa ECL Desenvolvimento, apresentou os resultados da pesquisa realizada com os Auditores Fiscais.

Confira aqui documento com os resultados

O Departamento de Comunicação do Sinafresp esclareceu que a pesquisa foi enviada para todos os e-mails do banco de filiados que permitem o recebimento de e-mails marketing do sindicato, além de grupos e listas de transmissão do Whatsapp, SMS e grupos de Facebook. Caso o colega não esteja recebendo e-mails marketing do sindicato, mas deseja passar a receber, pode fazer a solicitação para o e-mail imprensa@sinafresp.org.br.

Muitos conselheiros lamentaram que o número de respondentes foi baixo, contudo, apontaram que houve representantes dos diversos grupos que compõem a categoria (aposentados, ativos, FDTs e internos), constituindo uma amostra com expectativas e ideias de todos esses grupos.   

No espaço aberto para as considerações da diretoria, o presidente do Sinafresp, Marco Antonio Chicaroni, expressou o entendimento de que, apesar da participação estar longe da desejada, as respostas trazem a percepção de colegas que estão sintonizados com as ações sindicais e oferecem subsídios para o trabalho do Conselho e da diretoria, análise que também foi feita pela consultora.  

Alguns representantes sindicais ainda ressaltaram para a diretoria a necessidade de realizar as entrevistas em profundidade com Auditores Fiscais sobre o clima organizacional, dando sequência a esse trabalho de diagnóstico e melhor percepção dos anseios e ideias da classe. 

Os conselheiros então debateram ações de mobilização, apresentando sugestões. Confira as estratégias aprovadas: 

- Publicação de artigos críticos contra o atual governo quando for possível identificar que o aumento do salário do governador não está previsto no orçamento;

- Café Sindical presencial nas regionais com periodicidade trimestral;

- Trabalho de atualização cadastral de filiados. 

O Conselho de Representantes não desconsidera a possibilidade de operação padrão ou da entrega de funções, no entanto, a pesquisa apontou que há preferência pela tentativa de negociação política, inicialmente, com o governo que for eleito,  e após essa tentativa, a adoção dessas medidas, pressionando pelos pleitos da categoria.

Durante a reunião, os conselheiros ainda questionaram sobre a luta pelo teto no âmbito federal. O presidente do Sinafresp esclareceu que os trabalhos têm sido realizados por meio da Fenafisco e demais entidades de atuação nacional. 

Os representantes sindicais ainda aprovaram a ata da reunião do órgão do dia 20 de agosto de 2022.

 
Compartilhar: