Dia a dia 30/11/2022 - 04:19

PL 592: Projeto de lei que reajusta subsídio do governador é aprovado na Alesp

De 63 deputados presentes, 56 votaram a favor da propositura

O Projeto de Lei 592/2022, que reajusta o subsídio do governador, foi aprovado, nesta terça-feira (29), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). De 63 deputados presentes, 56 votaram a favor da propositura. 

Com a aprovação do projeto, a partir de 2023, os servidores estaduais terão um novo teto salarial, correspondente ao valor de R$ 34.572,89. A busca pela atualização remuneratória já é uma luta antiga dos funcionários públicos, que enfrentam uma defasagem salarial desde 2011, período em que ocorreu a última atualização do subsídio do governador do estado. 

A aprovação do PL 592 irá causar um impacto de apenas 0,6 % no orçamento público, estimado em R$ 300 bilhões para a legislatura a partir de 2023. Os servidores públicos comemoram uma grande vitória, já que São Paulo, o estado mais rico do país, possuía o pior teto salarial do Brasil. 

Articulação política

Representando o Sinafresp, o presidente Marco Antonio Chicaroni, acompanhado dos diretores Marilene Marçal, Tatsuo Sasaki, Rosana Martins e Flávio Makoto, marcou presença na Alesp, na manhã desta terça-feira (29), para acompanhar a votação do projeto. 

A fim de contribuir pela articulação política em prol da aprovação do PL 592, os Auditores Fiscais reuniram-se com representantes de outras entidades sindicais para tratar de estratégias de mobilização. A falta de quórum em votações anteriores foi o grande desafio enfrentado pela categoria, que realizou diversas visitas à Alesp com o intuito de articular com os líderes de bancada.

Confira fotos na galeria.

Compartilhar: