Agente fiscal de rendas Cassio Junqueira lança livro de poesias

Embora tenha se graduado em Economia, o colega sempre teve interesse pela arte de encantar com as palavras

“Por viver em meio a mortes” (128 páginas, Edicon Editora) é o mais recente livro de Cassio Junqueira, 44 anos, agente fiscal de rendas da DRTC-II/Lapa. Seu interesse pela poesia começou ainda na infância, quando descobriu, no meio dos livros da biblioteca do pai, uma enciclopédia com textos de Castro Alves e Gonçalves Ribeiro que ele lia em voz alta.

Anos mais tarde, já na adolescência, foi a vez de descobrir a música de Gal Costa, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Caetano Veloso, Chico Buarque e Maria Bethânia, entre outro nomes consagrados da MPB. “Eu me interessava mais pelas letras do que pela canção ou melodia em si”, explica.

Nem mesmo a aptidão com os números que o levou a cursar Economia na Universidade de Campinas  (Unicamp) –  o fez se afastar das palavras. Em 2003, seis anos depois de ingressar no concurso da Secretaria da Fazenda e Planejamento, lançou seu primeiro livro de poesias, “A beleza fundamental de todos os lugares”. O pontapé foi dado pelo poema “Vontade de ficar triste”.

Nesse período, já era forte em sua narrativa a influência de Adélia Prado, com quem desenvolveu também a vontade de escrever sobre espiritualidade. Suas referências começaram então a se alternar entre os grandes nomes da literatura brasileira, como Clarice Lispector. 

Dono de uma linguagem clara e ritmada, Cássio entrega agora aos leitores uma obra em que valoriza o amor puro, humano ou divino, despertando sentimentos e emoções profundas. “Não escrevo todos os dias. Meu processo é espontâneo. Só procuro ficar atento às coisas. Assim, quando o poema vem, eu ponho no papel”, fala. 

Vale a leitura, sobretudo em momentos de sentimentos embrutecidos circulando por aí. A noite de autógrafos será na próxima segunda, dia 11, na Livraria da Vila, nos Jardins (Alameda Lorena, 1731, São Paulo/SP). A partir dessa data, o livro estará à venda por R$ 40 na Livraria da Vila e na loja virtual da Edicon Editora. Venha conhecer e prestigiar o trabalho do colega!