População recebe esclarecimentos sobre Previdência no centro de São Paulo

Organizada pelo Sinafresp, OAB/SP e Sindaf-SP, ação “Como fica sua aposentadoria?” explicou sobre mudanças de regras trazidas pela reforma

Durante sete horas, advogados especialistas em Direito Previdenciário atenderam cerca de 450 pessoas que circularam pelo cruzamento entre as ruas Barão de Itapetininga e Dom José de Barros, no centro de São Paulo. A ação, organizada pelo Sindicato dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Sinafresp), pela Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) e pelo Sindicato dos Auditores-Fiscais Tributários do Município de São Paulo (Sindaf-SP), teve como objetivo desvendar a PEC 6/2019, que trata da reforma da Previdência. 

O público que passou pelas duas tendas pode esclarecer todo tipo de dúvida. Muitas pessoas demonstraram desconhecimento e surpresa pela quantidade de tempo a mais que deverão trabalhar para conquistar a aposentadoria integral.

Segundo José Roberto Sodero Victório, presidente da Comissão de Direito Previdenciário da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo, e professor de Direito Previdenciário, a campanha foi importante justamente por causa do nível de desconhecimento em relação à proposta. Ele destacou que a reforma da Previdência é um tema muito falado, mas seus detalhes e impactos para cada cidadão não estão sendo explicitados. 

As pessoas que visitaram as tendas puderam fazer simulações tanto do tempo que falta para obter o benefício quanto do percentual que vão receber, dependendo do tempo de contribuição. Os cálculos foram feitos com uso do modelo desenvolvido pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) – entidade criada e mantida pelo movimento sindical.

Segundo Leandro Ferro, diretor de Comunicação do Sinafresp, a ação foi exitosa. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado, principalmente por termos alertado muitas pessoas para as armadilhas que a reforma da Previdência proposta pelo governo representa”, disse.