Orienta em São José do Rio Preto reúne mais de 160 contadores, advogados e estudantes
Evento abordou Reforma Tributária, malha fiscal e desconformidades do Simples Nacional e Compliance Setorial
O Orienta em São José do Rio Preto foi um sucesso! Mais de 160 pessoas participaram do evento, na manhã de ontem (16), e assistiram palestras sobre Reforma Tributária, malha fiscal e desconformidades do Simples Nacional e Compliance Setorial. Assista a gravação:
O evento foi apresentado pela Diretora de Assuntos Parlamentares e Relações Institucionais do Sinafresp, Marilene Marçal, e recebeu, no auditório da Universidade Paulista (UNIP), auditores fiscais, contadores, advogados e estudantes.
Abrindo o evento, tivemos duas excelentes palestras sobre a Reforma Tributária – uma apresentada pela auditora fiscal da Receita Estadual, Luciana Grillo, que tratou dos os aspectos gerais do novo sistema tributário brasileiro (clique aqui e confira a apresentação); e outra do auditor fiscal da Receita Federal, Paulo Sergio Cláudio, que abordou especificamente o tema do cashback (clique aqui e confira a apresentação).
Na terceira palestra, “Principais desconformidades no Simples Nacional no âmbito estadual”, os auditores fiscais e diretores do Sinafresp, Tatsuo Sasaki e Devanir Zuliani, abordaram, entre outros tópicos, as questões relacionadas ao Domicílio Eletrônico do Contribuinte; os cuidados necessários para manutenção da Inscrição Estadual; e a falta de desenquadramento MEI, tratamento fiscal e penalizações. Clique aqui e confira a apresentação.
Após o intervalo, o auditor fiscal tributário do município de São José do Rio Preto, José Henrique Geraldes Mariani, apresentou a palestra “Malha fiscal para detectar motivos de desenquadramento do Microempreendedor Individual no Município de São José do Rio Preto”, quando indicou os principais erros que os contribuintes cometem no âmbito municipal. Clique aqui e confira a apresentação.
Finalizando as atividades do dia, o auditor fiscal da Receita Estadual, André Luiz Secco Franco, apresentou as principais características do projeto de Compliance Setorial da Secretaria da Fazenda e Planejamento, destacando os objetivos do projeto pela autorregularização do contribuinte e a ressignificação da fiscalização. Clique aqui e confira a apresentação.
Essa edição do Orienta, em São José do Rio Preto, foi realizada em parceria com a Associação dos Auditores-Fiscais Tributários do Município de São José do Rio Preto (AUDIRP); a OAB São José do Rio Preto; a Associação dos Municípios Araraquarenses (AMA); o CIESP Noroeste Paulista; o Sindifisco Nacional; o SESCON-SP; a Receita Federal; o Sindicato Rural de São José do Rio Preto; e o SEBRAE.
Também estiveram presentes, representando o Sinafresp, o Presidente Marco Antonio Chicaroni, e o Diretor de Assuntos Jurídicos, Jean Henrique Ferreira.
Clique aqui e confira a galeria de fotos.