Comunicados 29/08/2025 - 03:57

Operação Carbono Oculto: Fraude bilionária é desmontada com atuação estratégica do Fisco Paulista

A Operação Carbono Oculto, deflagrada nesta quinta-feira (28), ganhou destaque na imprensa nacional por expor um sofisticado esquema de fraudes e lavagem de dinheiro ligado ao crime organizado no setor de combustíveis. A investigação revelou a participação de empresas de fachada que, juntas, movimentaram bilhões de reais de forma ilícita.

O Fisco Paulista, por sua competência técnica, participa da Força Tarefa desde o início, há cerca de um ano. Nesse período, os auditores fiscais da Sefaz-SP atuaram em todo o mapeamento e identificação de irregularidades tributárias, cadastrais e econômicas em toda a cadeia produtiva do setor: refino, formulação, importação, usinas de etanol, distribuidoras, transportadoras e postos de combustíveis.

O trabalho técnico dos auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP) foi fundamental para identificar padrões digitais que apontaram a centralização das fraudes. O cruzamento de dados mostrou que 11 empresas fictícias utilizavam o mesmo endereço de IP para emitir notas fiscais eletrônicas, revelando conexões entre elas. Essa descoberta foi um dos elementos-chave que permitiram expor a engrenagem oculta das irregularidades.

Ao longo do processo, já foram lavrados Autos de Infração e Imposição de Multa (AIIMs) que ultrapassam R$ 7 bilhões e implementados nove Regimes Especiais em distribuidoras de combustível.

A atuação dos auditores na análise e cruzamento de dados fiscais, aliada à apreensão digital (forense), área em que o Fisco Paulista é referência nacional, reafirma a importância da inteligência fiscal na defesa do interesse público. Mais de 160 auditores fiscais participaram das diligências em 50 alvos com fortes indícios de irregularidades tributárias, reforçando o compromisso com o combate à sonegação, à fraude e à atuação do crime organizado na economia formal.

Com o trabalho do Fisco Paulista, a Operação Carbono Oculto busca recuperar mais de R$ 7 bilhões em tributos sonegados, protegendo os consumidores, o mercado e a sociedade paulista.

Além das ações repressivas, o programa Nos Conformes destaca o caráter preventivo da atuação do Fisco Paulista. Todos os meses, os auditores realizam cerca de 15 mil visitas, totalizando 180 mil inspeções ao ano, fiscalizando empresas novas, cobrando débitos em aberto e combatendo empresas frias e inexistentes. Essa atuação diária evita que inúmeros esquemas fraudulentos se consolidem, mostrando que o Fisco Paulista atua na prevenção e no controle contínuo da economia formal.

Compartilhar: