Auditores fiscais atuam na Operação Gota a Gota para combater irregularidades na comercialização de bebidas
Os auditores e auditoras fiscais da Receita Estadual participaram nesta quinta-feira (9) da Operação Gota a Gota, deflagrada pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) em parceria com a Polícia Civil, para combater irregularidades na comercialização de bebidas destiladas e coibir práticas que possam colocar em risco a saúde da população.
A ação fiscalizou 12 estabelecimentos — 11 na capital e um em Embu das Artes — entre varejistas e atacadistas, com o objetivo de identificar notas fiscais simuladas, vendas sem comprovação de origem e indícios de adulteração de bebidas.
O trabalho foi conduzido a partir de um minucioso cruzamento de informações fiscais, com análise de Notas Fiscais eletrônicas (NF-e), Notas Fiscais ao Consumidor eletrônicas (NFC-e) e dados do Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos (SAT).
Participaram da operação 30 auditores e auditoras fiscais da Receita Estadual e 40 policiais civis do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC).
A Operação Gota a Gota reforça a importância da inteligência fiscal e da atuação integrada entre os órgãos de controle e investigação no combate às práticas ilegais que ameaçam a economia formal e a segurança da população.
O trabalho técnico e criterioso dos auditores e auditoras fiscais é essencial para identificar fraudes, prevenir riscos à saúde pública e garantir a justiça fiscal em todo o Estado.
A operação foi destaque no Jornal SP1, da TV Globo, que mostrou o trabalho do Fisco Paulista nas ações de fiscalização. Assista: