Dia a dia 07/11/2025 - 01:00

Sinafresp participa do X Congresso da Conacate em Cuiabá

O Sinafresp marcou presença de forma expressiva no X Congresso da Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado (Conacate), realizado entre os dias 4 e 6 de novembro, em Cuiabá (MT).

Com uma comitiva de mais de 20 diretores e representantes, o sindicato teve participação majoritária no encontro, reafirmando o protagonismo da categoria dos auditores e das auditoras fiscais nas discussões sobre o futuro do serviço público brasileiro.

A vice-presidente do Sinafresp, Michele Ferreira, participou da mesa de abertura do evento, em que fez um discurso contundente contra a farsa da Reforma Administrativa (PEC 38/2025), destacando o papel essencial do Fisco Paulista na arrecadação e no funcionamento do Estado, além de defender a Educação Fiscal como instrumento de cidadania e fortalecimento da democracia.

O representante sindical e diretor da Afresp, Victor Lins, integrou o painel “O Desmonte em Curso – Reformas Administrativa e Previdenciária”, apresentando soluções coletivas para impulsionar a imagem do serviço público e fortalecer o campo político e institucional das entidades representativas.

O diretor de Comunicação e Eventos, Aurélio Granjeiro, participou do painel “Comunicação Estratégica: uma aliada das entidades representativas na defesa do servidor público”, no qual apresentou os expressivos resultados das ações de comunicação do Sinafresp, que vêm ampliando o alcance das pautas classistas e projetando a imagem do Fisco Paulista junto à sociedade.

O tesoureiro Marco Antonio Chicaroni foi o mediador do painel “Tecnologia e Inovação: desafios e benefícios da IA no serviço público”, que abordou as potencialidades do uso da Inteligência Artificial para o ganho de produtividade e eficiência, sem perder de vista a centralidade do fator humano nas ações que impactam a vida das pessoas.

O Congresso foi considerado um grande sucesso, reunindo lideranças do serviço público de todo o país para debater estratégias de resistência, comunicação e inovação. As discussões apontaram boas perspectivas para o fortalecimento das entidades representativas e para a consolidação de um Estado moderno, eficiente e comprometido com o bem comum.

Ao final do evento, a representante sindical e vice-presidente da Afresp, Monica Paim, fez a leitura da Carta de Cuiabá 2025, redigida pelo Sinafresp, documento que sintetiza as discussões do Congresso, reafirma o posicionamento firme contra a Reforma Administrativa e apresenta moções em defesa da democracia, da valorização dos servidores e da inovação ética e inclusiva no serviço público. Confira:

Compartilhar: