Conselho de Representantes delibera pela retomada de mobilizações em busca do Auxílio-Saúde e da recomposição salarial
Com o intuito de conquistar os principais pleitos da categoria, o Conselho de Representantes do Sinafresp deliberou, nesta sexta-feira (5), na sede da Afresp, pela retomada de mobilizações da classe em busca do Auxílio-Saúde e da recomposição salarial dos Auditores Fiscais do Estado de São Paulo.
Entre as ações aprovadas estão: convocar representantes para atuação na Alesp nesta semana; realizar uma parada virtual em dezembro de 2025; promover paradas nas regionais e no Predião em janeiro de 2026; organizar uma grande parada centralizada presencial em fevereiro de 2026, na sede da Sefaz; intensificar publicações nas redes sociais questionando diretamente o Secretário da Fazenda; e produzir artigos críticos direcionados ao Governo do Estado e à gestão do Samuel Kinoshita.
Na ocasião, a Diretoria Executiva do Sinafresp também detalhou os encaminhamentos das articulações políticas em Brasília, entre elas: Reforma Administrativa, Descongela Já, que deve ser votado na próxima semana; PLP nº 108/24, que institui o Comitê Gestor do IBS; e a PEC nº 6, que propõe o fim da contribuição previdenciária de servidores públicos aposentados e pensionistas.
Sobre o novo teto constitucional, que passa a considerar o salário de ministro do STF a partir de 2027, o Conselho discutiu o estudo apresentado pela diretoria sobre sua aplicação e sobre a atualização das quotas.
Durante a reunião, o conselho também deliberou sobre a proposta orçamentária para o Sinafresp referente ao exercício de 2026, que inclui um ajuste de R$15,00 na mensalidade do sindicato a partir de janeiro. Elaborada pela Diretoria, a proposta se deu em razão do contexto de mobilizações para o próximo ano, que prevê articulações contra a Reforma Administrativa em Brasília, bem como a intensificação das atividades de comunicação sindical.
Entre as pautas aprovadas pelos representantes sindicais estão a alteração no Manual de Diárias; pedidos de filiação, aprovação das atas da Reunião Emergencial do Conselho de Representantes e da Reunião Ordinária, realizadas em agosto de 2025, da Consulta Eletrônica 01/2025, aberta em setembro de 2025; e Consulta Eletrônica 02/2025 aberta em outubro de 2025.
Durante a reunião, a comissão constituída para analisar as propostas de emendas ao Estatuto do Sinafresp apresentou parecer. A Diretoria do Sinafresp irá apresentar ajustes necessários ao Conselho antes da AGE, prevista para o início de 2026.
A respeito do novo concurso para auditor fiscal da Sefaz de São Paulo, o Sinafresp encaminhará um ofício à administração tributária solicitando a realização de concurso de remoção prévio à posse dos novos auditores.


