Dia a dia 19/12/2025 - 11:57

Fisco Paulista suspende três empresas por fabricação ilegal de armamento em Santa Bárbara d’Oeste

Na manhã de ontem (18), a atuação técnica e qualificada do Fisco Paulista resultou na suspensão da Inscrição Estadual de três empresas envolvidas em graves irregularidades, incluindo a simulação de atividades econômicas e indícios de ligação com a fabricação e o comércio ilegal de armamentos no município de Santa Bárbara d’Oeste.

A operação foi conduzida por auditores e auditoras fiscais da Receita Estadual que, com apoio da Polícia Civil – por meio do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (DEINTER 9 - Piracicaba) e a partir de análises cadastrais e levantamentos fiscais, identificaram que as empresas declaravam atividades econômicas completamente incompatíveis com a realidade constatada no local. Embora registradas como atuantes no comércio atacadista de máquinas e em atividades de pesquisa, não havia qualquer exercício regular compatível com os dados informados ao Fisco Paulista, caracterizando a simulação de operações.

Durante a fiscalização, também foi verificada a existência de outras empresas registradas no mesmo endereço, reforçando os indícios de uso de estruturas empresariais para acobertar práticas ilícitas. Diante das irregularidades apuradas, o Fisco Paulista determinou a suspensão imediata das três Inscrições Estaduais, impedindo a emissão e o recebimento de documentos fiscais e interrompendo o funcionamento formal dessas empresas.

A medida evidencia a relevância do trabalho cotidiano dos auditores e auditoras fiscais na proteção da ordem econômica, no combate à fraude e na defesa da sociedade. A atuação do Fisco Paulista vai além da arrecadação: é essencial para impedir que o sistema tributário seja utilizado como instrumento para encobrir atividades ilegais que colocam em risco a segurança pública e a concorrência leal.

Compartilhar: