Notícias 20/08/2019 - 04:09

AFR sofre perseguição da Secretaria da Fazenda e Planejamento pela atuação como diretor sindical durante protesto 

Sinafresp destaca que categoria não aceitará retaliações a servidores na luta sindical

Leandro Ferro, diretor de Comunicação do Sinafresp, foi punido pela administração fazendária, com um mês de suspensão, por ter protestado em ato realizado na Sede da Secretaria da Fazenda e Planejamento em 2016. Na ocasião, ele se posicionou contra um comissionado que exercia função de destaque na administração paulista e era criticado pelos servidores que consideravam suas atitudes arbitrárias.  

Mais de uma centena de funcionários da Sede protestou naquele dia e o comissionado deixou os quadros da Fazenda logo depois. Para o sindicato, não resta dúvidas que a corregedoria foi usada com a finalidade de perseguição ao diretor, como aconteceu também com outros colegas envolvidos na luta sindical. 

Os argumentos da secretaria que motivaram a suspensão foram: “manifestação de apreço ou desapreço a servidor no ambiente da repartição pública” e “dano ao patrimônio público” – no caso, o dano refere-se a uma mesa na qual o diretor subiu para que pudesse ser ouvido pelos colegas que participavam da manifestação.

O presidente do sindicato, Alfredo Maranca, sofreu a mesma ação, mas acabou sendo absolvido.

O Sinafresp afirma que qualquer tipo de punição arbitrária precisa ser investigada e que os advogados do sindicato estão estudando a melhor forma de se posicionar frente à decisão. A diretoria reitera que não vai admitir retaliações ao livre exercício das funções sindicais por quem quer que seja.

Para o sindicato, a punição representa um excesso frente ao ato que foi cometido. “Se eles calam um diretor sindical, como a categoria irá defender seus direitos? No ano em que ocorreu o episódio, os agentes fiscais de rendas tiveram a participação por resultados cortada e a voz da categoria são os diretores sindicais, deveria eu ter ficado calado então?”, indaga Leandro Ferro.

No caso, o diretor está sendo punido porque, no desempenho de suas funções como sindicalista, apenas repetiu o que dezenas de pessoas estavam falando e estava escrito nas faixas produzidas pelo Sinafresp.

Compartilhar: