Dia a dia 07/04/2020 - 04:30

Agente fiscal de rendas Loreni Gutierrez vai lançar livro de ficção

Graduada em Letras, colega já publicou outras quatro obras e coleciona homenagens

Em “Euriteia, a tecelã dos fios de chuva”, obra de ficção escrita pela agente fiscal de rendas aposentada Loreni Fernandes Gutierrez, a jovem Euriteia sonha em tecer fios de chuva para lavar a terra árida dos ciganos e dizimar a maldição que assola Berjoim.

O lançamento está previsto ainda para 2020 e o livro estará disponível para compra em versão impressa e digital. Assim que o novo trabalho da colega estiver sendo comercializado, o Sinafresp vai divulgar para toda a categoria por meio do site da entidade.

Durante o processo de criação de sua quinta obra, a autora revelou que contou com duas aliadas fundamentais. “Inspiração e transpiração, sempre”. Loreni Gutierrez também destacou que sempre gostou de escrever, mas só pôde se dedicar ao ofício após se aposentar. “A leitura e a escrita fazem parte da minha vida, tanto que fiz o meu primeiro poemeto, chamado ‘O sapinho’, aos 12 anos”, afirmou.

Além das influências de grandes escritores e poetas, como Fernando Pessoa, Cecília Meireles e Clarice Lispector, Loreni Gutierrez também destaca a influência da sétima arte em suas composições e se considera cinéfila. “Assim como a leitura, o teatro e o cinema me encantam por serem capazes de nos fazer refletir e ressignificar tudo aquilo que se move ao nosso redor”, explicou.

 

Sobre a autora

Formada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Loreni Gutierrez ingressou na Secretaria da Fazenda e Planejamento como agente fiscal de rendas em 1986, cargo no qual se aposentou.

Membro da Rede Brasileira de Escritoras (REBRA) e da União Brasileira de Escritores (UBE), a autora já publicou outros quatro livros, sendo três obras de ficção – “Muito mais que retratos da vida”, “Amália, Amarílis e as borboletas” e “Charlote Maria, filha de lobos” – e um livro de poemas intitulado “Amor e sonhos”.

Seu quarto livro, “Charlote Maria, filha de lobos”, foi reconhecido pela REBRA e faturou o prêmio “Talentos Helvéticos Brasileiros”, em 2018. Um de seus poemas, intitulado “Alma gêmea”, também foi premiado pela mesma associação de escritoras, integrando a coletânea “As melhores obras do século XXI”.

Em 2013, foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) com a estatueta “Loba Romana”, láurea concedida a italianos e seus descendentes, além de outras personalidades, que, pela atuação na sociedade, seja na economia, na saúde, nas artes ou na cultura, contribuem para estreitar ainda mais os laços entre o Brasil e a Itália.

 

Outras obras

Para mais informações sobre as obras produzidas pela colega Loreni Gutierrez e para adquirir seu quarto livro, intitulado “Charlote Maria, filha de lobos”, basta entrar em contato com a autora através do celular (17) 99771-4007.

 

Compartilhar: