Dia a dia 05/05/2021 - 12:30

Reformas administrativa e tributária são destaques na 208ª Reunião do Conselho Deliberativo da Fenafisco

Para difundir questão do teto salarial em âmbito nacional, líderes sindicais também aprovaram criação de grupo de trabalho denominado GTETO100

Durante a 208ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da Fenafisco, realizada de maneira virtual na última quinta-feira (29), líderes sindicais de entidades representativas do Fisco de todo o Brasil discutiram, além de assuntos de ordem administrativa, a respeito do cenário político e econômico dos estados em meio à pandemia de Covid-19.

O colegiado definiu como prioridade envolver as bases e a população no debate sobre os pontos negativos da proposta de reforma administrativa do governo federal. Já sobre a defesa de uma reforma tributária ampla, o grupo apontou que é necessário empreender esforços em conjunto com outras organizações do setor público, com o objetivo de sensibilizar parlamentares e conquistar apoio para barrar a PEC 32/2020.

Visando inserir a questão do teto salarial dos fiscais estaduais e distrital nos debates de âmbito nacional, foi formado um Grupo de Trabalho (GT), batizado como GTETO100, que será coordenado pelo presidente do Sinafresp, Alfredo Maranca. Também farão parte da equipe, pelo estado de São Paulo, a diretora do Sinafresp Lígia Sabaraense e, na qualidade de diretor da Fenafisco, o vice-presidente Glauco Honório.

Segundo o diretor da federação Celso Malhani, a entidade tem atuado junto a diversas entidades em defesa do serviço público e em busca da manutenção e fortalecimento do setor. Já o diretor Francelino Valença, mencionou os trabalhos desenvolvidos pelo “Pacto Brasília”, destacando que o movimento tem organizado reuniões periódicas com parlamentares.

Fórum Internacional Tributário

Na oportunidade, o vice-presidente do Sinafresp e diretor da Fenafisco, Glauco Honório, também atualizou o grupo a respeito dos preparativos para a realização da Plenária Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Plenafisco), que será promovido em conjunto com a 2ª edição do Fórum Nacional Tributário (FIT).

Organizado em parceria com a Anfip, o evento está previsto para acontecer nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2021, em São Paulo, em um formato misto, com palestras internacionais virtuais e um encontro presencial focado no debate estatutário e de política.

 
Compartilhar: