Dia a dia 25/03/2024 - 11:44

“A equidade de gênero é um princípio fundamental para uma sociedade justa e inclusiva”

Diretoria do Sinafresp participa de evento sobre o enfrentamento das desigualdades de gênero no serviço público

“É preciso reconhecer as barreiras que as mulheres enfrentam em suas carreiras profissionais. Desde a dificuldade em alcançar cargos de liderança até a realidade preocupante do assédio e importunação sexual, é nosso dever como sociedade e como instituição lutar contra essas injustiças. A equidade de gênero é um princípio fundamental para uma sociedade justa e inclusiva”. Com essas palavras, a vice-presidente do Sinafresp, Michele Ferreira, deu início ao seu discurso na solenidade de abertura do evento “Enfrentamento das Desigualdades de Gênero no Serviço Público”, realizada na quarta-feira (20), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Promovida pela Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado (Conacate), o evento teve o intuito de promover debates acerca das consequências oriundas do patriarcado e do machismo estrutural, bem como das heranças reacionárias que objetificam as mulheres e as colocam como seres inferiores aos homens. Na ocasião, também foram discutidos os aumentos nos casos de burnout e índices de suícidio por parte das mulheres que enfrentam assédio moral e sexual no âmbito do funcionalismo público.

Para o presidente do Sinafresp, Marco Antonio Chicaroni, as discussões acerca da desigualdade de gênero são indispensáveis para a conscientização de outros homens. “A gente começa a se sentir provocado. Nós, homens, temos muito o que aprender, muito a melhorar e espero poder contribuir com essa batalha, essa luta absolutamente necessária. É dessa forma que eu me integro também à essa luta, com muita honra, alegria e disposição, de fato, para contribuir.” enfatizou. 

“A Alesp é uma Casa machista e misógina. Nós tivemos casos de assédio no ano passado. Se as parlamentares são assediadas, imaginem as funcionárias. A Comissão de Mulheres da Câmara Municipal de São Paulo é formada por homens. Isso é um grande absurdo. Nós temos que ter um comportamento antimachista”. Essas foram as palavras do deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) ao pontuar os reflexos da desigualdade de gênero no âmbito do Poder Legislativo de São Paulo.

Para a diretora de Assuntos Parlamentares e Relações Institucionais do Sinafresp, Marilene Marçal, a luta pela igualdade de gênero é uma demanda urgente. “Quando falamos sobre igualdade de gênero no contexto sindical, não podemos deixar de reconhecer o papel crucial que as mulheres desempenham. Nós, mulheres sindicalistas, somos vozes incansáveis na luta por direitos trabalhistas, pelos direitos das servidoras públicas, por justiça social e por uma sociedade mais inclusiva”, afirmou. 

O evento foi transmitido no canal do Sinafresp no YouTube. Confira:


Participaram do encontro a Diretoria Executiva do Sinafresp, o presidente da Conacate, Antonio Carlos Fernandes; a deputada estadual Professora Bebel (PT); o vereador de São Paulo e ex-presidente do SINDAF, Celso Giannazi (PSOL); a auditora fiscal do município de São Paulo e diretora de Defesa dos Interesses e Direitos da Mulher Servidora Pública da Conacate, Juçara Antoniassi; a sindicalista e presidente do PDT de Taboão da Serra, Gleides Sodré; a presidente do Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de São Paulo, Camila Lisboa; e a ex-presidente da ASTCOM, Vera Carrion. 

Clique aqui e confira a Cartilha de Promoção da Equidade de Gênero no Serviço Público

Clique aqui e confira a galeria de fotos.

 

Acompanhe nossos canais e fique por dentro das novidades!
Facebook: www.facebook.com/sinafresp
Instagram: www.instagram.com/sinafresp
Twitter: www.twitter.com/sinafresp
LinkedIn: www.linkedin.com/company/sinafresp
YouTube: www.youtube.com/@sinafresp

Compartilhar: