Ação sobre CPSEC teve ampla repercussão em jornais de todo o país

Sindicato continuará a exercer seu papel crítico na sociedade pelo fortalecimento do Fisco estadual e do serviço público

Conforme o Sinafresp divulgou anteriormente, a Folha de S.Paulo publicou no domingo (13) reportagem sobre a ação judicial que questiona a negociação de dívidas tributárias pelo governo de São Paulo. A matéria foi distribuída pelas agências de notícias Folhapress e Reuters para diversos jornais e portais de todo o país.

O portal R7 fez nova reportagem destacando trechos da denúncia: “Na prática, o Estado de São Paulo permanece com o crédito tributário considerado “podre” (i), recebe, em razão do deságio, menos por seus créditos tributários bons (II), assume o pagamento dos juros e encargos financeiros aos investidores (III), disponibiliza a sua própria máquina administrativa na cobrança (IV) e ainda tem que arcar, na qualidade de acionista majoritário da empresa CPSEC, com os custos operacionais da nova empresa criada (custos com funcionários, diretores e administradores contratados e nomeados, custos com estudos e pareceres de especialistas para formatação da operação e da emissão dos Títulos, custos com a própria emissão e registro dos títulos, etc.) (V)”.

A ação foi ajuizada pelo Sinafresp e pelo Sindicato dos Procuradores do Estado, das Autarquias, das Fundações e das Universidades Públicas do Estado de São Paulo (Sindiproesp) em janeiro deste ano.

Mesmo antes de ingressar com a ação, a diretoria do Sinafresp trabalhou com afinco junto à imprensa para pautar e obter ampla repercussão sobre o tema. Foram realizados inúmeros contatos e reuniões dos diretores com jornalistas.

Desde 2016, a diretoria tem se empenhado em manter presença constante na imprensa, tendo conseguido pautar na grande mídia e em veículos alternativos temas que trazem para a sociedade o debate sobre políticas de gestão financeiras e tributárias adotadas no Estado.   

Foram abordados diversos temas relacionados à administração pública e tributação, entre outros, demonstrando que o sindicato e a categoria dos agentes fiscais de rendas não compactuam com políticas equivocadas dos governos, que trazem o aumento das desigualdades e prejudicam o desenvolvimento social, e exercem plenamente o seu papel crítico na sociedade.

Confira a seguir uma tabela com os links para as principais repercussões da matéria sobre o CPSEC.

 Jornal Local
Folha de SP São Paulo / SP
BR18 São Paulo / SP
Reuters São Paulo / SP
DCI São Paulo / SP
Valor Econômico São Paulo / SP
Veja São Paulo / SP
Exame São Paulo / SP
O Antagonista São Paulo / SP
Diário do Litoral Santos/SP
Jornal Cruzeiro do Sul Sorocaba / SP
Correio do Estado Mato Grosso do Sul
Correio do Povo Alagoas
Boa Informação Piauí
Notícias do Dia Florianópolis/SC
GP1 Teresina / PI
Jornal Luzilândia Teresina / PI
Extra Rio de Janeiro / RJ
Último Instante  Portal Nacional
R7 São Paulo / SP
DCI São Paulo/SP
DCI São Paulo/SP
IG São Paulo / SP
Correio Bahia
Brasil 247 Brasília
O Tempo Minas Gerais