Evento sobre reforma da Previdência será realizado em Campinas

Ideia é reunir diversos representantes dos três níveis do funcionalismo público para discutir aspectos que afetam os servidores

Será realizado nesta terça (11), na Câmara Municipal de Campinas, o debate “Os impactos da reforma da Previdência no setor público”. Os debatedores serão Allex Albert Rodrigues, subsecretário dos Regimes Próprios da Previdência Social da Secretaria de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que vai defender argumentos favoráveis, e Guilherme Santos Mello, professor do Instituto de Economia da Unicamp, que apresentará aspectos técnicos contrários à proposta em tramitação na Câmara dos Deputados.

Além do Sinafresp, entre os convidados estão o Instituto de Previdência Social do Município de Campinas (Camprev), a Frente Nacional dos Prefeitos, entre outras entidades e sindicatos dos funcionalismos público municipal, estadual e federal.

Iniciativa da Comissão Especial de Estudos sobre a reforma previdenciária, o debate começa às 19 horas, no Plenário José Maria Matosinho, e é aberto a todos os interessados.  

A diretoria do Sinafresp tem participado ativamente, inclusive em Brasília, da discussão sobre a reforma da Previdência (PEC 6/2019), principalmente em relação aos pontos que afetam diretamente os servidores públicos. São eles: idade mínima para concessão do benefício, sendo 65 para homens e 62 para mulheres (atualmente é, respectivamente, 60 e 55 no serviço público), o escalonamento das alíquotas, que vão de 7,5% a 22%, o sistema de capitalização previsto pelo governo, além das novas regras para pagamento de pensionistas.

O sindicato já apresentou emendas junto com o Fonacate à PEC 6/2019. Confira aqui a notícia divulgada anteriormente.