Dia a dia 24/03/2025 - 11:13

Sinafresp participa de debate nacional da Conacate sobre protagonismo feminino no serviço público

O Sinafresp marcou presença no evento "Os desafios do protagonismo feminino no Serviço Público", promovido pela CONACATE nos dias 19 e 20 de março, em Porto Alegre (RS). A iniciativa reuniu lideranças sindicais e representantes de diversas categorias do funcionalismo para debater os desafios e avanços na equidade de gênero dentro das instituições públicas e das entidades associativas.

A vice-presidente Michele Ferreira representou o Sinafresp na mesa de abertura, reforçando a necessidade de ampliar a participação feminina nos espaços de poder e de decisão. "Discutir o protagonismo feminino e promover a equidade e a inclusão no serviço público e nas nossas entidades é essencial para construir um ambiente mais justo e representativo para todas e todos", afirmou.

https://sinafresp.sindicalizi.com.br/gerenciadorconteudo/

Entre os temas abordados no evento, destacaram-se:

  • Desafios da representatividade feminina em cargos de liderança: reflexões sobre as barreiras estruturais que dificultam o acesso das mulheres a posições de comando no serviço público e nas entidades de classe.

  • Impactos da desigualdade de gênero no ambiente de trabalho: a sobrecarga de responsabilidades, os desafios da conciliação entre carreira e vida pessoal e a necessidade de políticas institucionais de suporte.

  • Violência política de gênero: relatos e análises sobre os desafios enfrentados por mulheres que assumem papéis de destaque e a importância de mecanismos de proteção e incentivo.

  • Construção de políticas públicas inclusivas: estratégias para ampliar a participação feminina na formulação e implementação de políticas voltadas para a equidade no setor público.

Encerrando o evento, a presidente do Conselho de Representantes do Sinafresp, Ligia Sabaraense, fez a leitura da "Carta de Porto Alegre 2025 - Pela equidade de gênero no Serviço Público", um manifesto que conclama a sociedade, as Autoridades Públicas e o Estado brasileiro a adotarem medidas concretas para promover a equidade de gênero e fortalecer a participação feminina nas carreiras típicas de Estado e na administração pública como um todo. Assista:

Além de Michele e Ligia, integraram a comitiva do Sinafresp a Secretária-Geral Rosana Veloso, a Diretora de Aposentados e Pensionistas Marilene Marçal e as representantes sindicais Adriana David, Karina Pompeu, Gisélia Magalhães, Monica Paim, Creuza Cestari, Gilsemara Gilberto e Marli Oliveira.

A presença ativa do Sinafresp no evento reforça o compromisso da entidade com a luta pela valorização das mulheres no serviço público e com a construção de um ambiente mais igualitário e representativo para todas. Assista à transmissão:

 

 

 
Compartilhar: