Dia a dia 01/07/2025 - 02:09

Sinafresp cobra implementação imediata do Auxílio-Saúde em reunião com o Secretário da Fazenda

O Sinafresp se reuniu na noite de ontem (30) com o Secretário da Fazenda e Planejamento, Samuel Kinoshita, para tratar da regulamentação do Auxílio-Saúde aos Auditores Fiscais. Representaram o sindicato o presidente Devanir Zuliani e o tesoureiro Marco Chicaroni. Também participaram da reunião o secretário-executivo Rogério Campos, o chefe de gabinete Rodrigo Bezerra e o subsecretário da Receita Estadual, Marcelo Bergamasco.

Durante a reunião, foi reforçada a urgência da regulamentação do Auxílio-Saúde, com base nas minutas entregues pelo Sinafresp em 23 de abril: o Projeto de Lei que propõe alterações no Fundo de Modernização da Sefaz, visando aprimorar a gestão e a eficiência na aplicação dos recursos; e a minuta de resolução para regulamentar o auxílio-saúde, medida essencial para a valorização e o bem-estar dos Auditores Fiscais.

A Diretoria do sindicato apontou o desgaste da relação com a gestão nos últimos 60 dias e cobrou um posicionamento claro sobre os pleitos da categoria. Kinoshita reconheceu que poderia ter dado mais atenção ao tema, mas alegou dificuldades técnicas para implementar o Auxílio-Saúde. O Sinafresp contrapôs com exemplos concretos de soluções já adotadas em outras esferas, reforçando que se trata, sobretudo, de vontade política e de compromisso com a valorização da carreira, que o próprio secretário costuma destacar publicamente.

Apesar de reconhecer a importância do tema, Kinoshita afirmou que não pode assumir compromisso com a implementação sem a realização de estudos mais aprofundados. O sindicato reiterou a oferta de apoio técnico para construção da proposta, mas a colaboração foi novamente recusada. Uma nova reunião foi agendada para a primeira semana de agosto, ocasião em que o Gabinete do Secretário deverá apresentar uma proposta.

Até lá, a Diretoria continuará dialogando com os gestores disponíveis, acompanhando o desenvolvimento da proposta e mantendo aberta a oferta de apoio técnico.

Diante da ausência de compromisso com a implementação imediata do Auxílio-Saúde, o Sinafresp alerta: a paciência da categoria está no limite. O sindicato permanecerá mobilizado e seguirá convocando os Auditores Fiscais a intensificarem a pressão até que a valorização saia do discurso e se concretize na prática.

Compartilhar: