Fisco Paulista desarticula fraude de R$ 727 milhões na Operação Apagão
O Sinafresp enaltece a atuação do Fisco Paulista na Operação Apagão, deflagrada na manhã de hoje, quarta-feira (10), pela Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP) em conjunto com a Polícia Civil, que desmontou um sofisticado esquema de fraude fiscal no setor de cobre e alumínio.
Fruto de um ano de investigação, a operação teve como alvo 25 empresas ligadas a 5 grupos econômicos, responsáveis por gerar créditos indevidos de ICMS e dar aparência de legalidade a mercadorias de origem clandestina. O rombo estimado nos últimos três anos e meio ultrapassa R$ 727 milhões.
A força-tarefa mobilizou 130 auditores fiscais e 70 policiais civis em ações simultâneas em 10 municípios paulistas, com mandados de busca e apreensão e destaque para a apreensão digital de documentos e mercadorias. O material coletado servirá para responsabilizar os envolvidos tanto na esfera tributária quanto criminal.
A Operação Apagão reforça a importância da inteligência do Fisco Paulista e da integração com as forças de segurança do Estado no combate ao crime organizado. Trata-se de mais um exemplo do compromisso dos auditores e das auditoras fiscais em proteger a sociedade, recuperar recursos públicos e garantir justiça fiscal.