Fisco Paulista atua na Operação Spare contra lavagem de dinheiro e adulteração de combustíveis
O Sinafresp enaltece a atuação do Fisco Paulista na Operação Spare, deflagrada na manhã desta quinta-feira (25), em ação integrada da Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP), Ministério Público de São Paulo (GAECO), Receita Federal, Procuradoria-Geral do Estado e Polícia Militar.
A ofensiva teve como alvo uma organização criminosa estruturada, com atuação na exploração de jogos de azar, comercialização de combustíveis adulterados e lavagem de dinheiro por meio de instituições de pagamento. Foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão na capital, Grande São Paulo, Baixada Santista e Vale do Paraíba.
As investigações revelaram que máquinas de cartão apreendidas em casas de jogos clandestinos, em Santos, estavam vinculadas a postos de combustíveis. O cruzamento de dados financeiros demonstrou movimentações milionárias de origem ilícita, com vínculos também a empresas do setor hoteleiro, postos e instituições de pagamento que mantinham contabilidade paralela.
Na operação, oito Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo atuaram em campo e na análise técnica, fundamentais para rastrear as movimentações financeiras e dar base às medidas judiciais.
A Operação Spare é um desdobramento da Operação Carbono Oculto, deflagrada em agosto, que desarticulou um esquema semelhante no setor de combustíveis, com participação de integrantes do PCC.
Essa nova ação reafirma o compromisso dos auditores e auditoras fiscais do Estado de São Paulo em proteger a sociedade, combater a corrupção e garantir que os recursos públicos permaneçam a serviço da população.