Fisco Paulista atua no combate a fraudes no setor varejista de ar-condicionado
O Fisco Paulista, por meio da atuação de auditores e auditoras fiscais da Receita Estadual, atuou na Operação Bóreas, deflagrada nesta quinta-feira (30) pelo Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos de São Paulo (CIRA-SP). A ação teve como objetivo desarticular um esquema de fraudes tributárias envolvendo um grupo empresarial do comércio varejista de aparelhos de ar-condicionado.
A operação cumpriu 12 mandados de busca e apreensão em estabelecimentos comerciais e residências vinculadas ao grupo, localizados em São Paulo (SP), Extrema (MG), Pindorama (SP) e Rio de Janeiro (RJ). O trabalho envolveu 40 auditores fiscais, além de integrantes da Procuradoria-Geral do Estado, do Ministério Público do Estado de São Paulo, da Receita Federal, da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, da Polícia Civil e da Polícia Militar.
O grupo investigado é classificado como devedor contumaz, com histórico de infrações relacionadas ao ICMS e dívidas que ultrapassam R$ 443 milhões decorrentes de autuações fiscais. Foram também adotadas medidas cíveis de bloqueio de bens e ativos financeiros que somam mais de R$ 200 milhões, visando à recuperação dos valores devidos aos cofres públicos.
A Operação Bóreas reforça o compromisso e a eficiência dos auditores e auditoras fiscais na identificação e combate às práticas de sonegação, protegendo a concorrência leal e garantindo que os recursos arrecadados retornem à sociedade na forma de serviços públicos essenciais.

