Mais de 500 AFREs participam de reunião virtual para discutir desafios e estratégias da categoria
Com a participação de mais de 500 AFREs, a reunião virtual realizada pelo Sinafresp, nesta terça-feira (25), demonstrou o compromisso da categoria com o debate qualificado e a defesa das suas pautas prioritárias.
A reunião foi convocada para comunicar a categoria quanto à necessidade de retomada das mobilizações e matérias críticas em vista do total descaso do governo e secretário da Fazenda quanto aos pleitos da categoria.
A diretoria informou que, mesmo após reiteradas solicitações de reunião, o Secretário não tem dado qualquer retorno, o que evidencia a falta de diálogo e impede avanços no Auxílio-Saúde, no PLO e em outros temas relevantes.
Outro ponto central foi o tema do teto remuneratório, com a defesa do novo limite estabelecido pela Reforma Tributária e a contextualização sobre a situação da quota, abordada de forma técnica, incluindo caminhos jurídicos e interpretações possíveis.
A diretoria também ressaltou os impactos do novo teto salarial previsto na Reforma Tributária, sobretudo na forma como ele incide sobre as quotas que compõem a remuneração dos AFREs, reforçando que o tema exige avaliação cuidadosa e deliberação conjunta no âmbito do Conselho de Representantes.
A Reforma Administrativa, não pautada em razão das mobilizações sindicais, bem como o acompanhamento da tramitação do Descongela Já e da PEC 6 também foram temas debatidos.
A diretoria alertou que a maior cobrança em curso sobre o cumprimento das regras de teletrabalho e ocupação de vagas flutuantes não se faz em consequência do endurecimento do discurso da categoria, mas por encaminhamentos prévios já adotados em meses recentes por parte da administração. Disse ainda não haver qualquer indício de mudança nas regras atualmente vigentes. A orientação é encarar esse movimento como mais uma possibilidade de mobilização coletiva, destacando a importância de organização e atuação conjunta.
A reunião reforçou o papel ativo dos AFREs diante das transformações que afetam diretamente a carreira e reafirmou a importância da participação coletiva e organizada neste momento decisivo.