Fisco Paulista atua na Operação Exaustão, que combate fraude fiscal no setor de autopeças
O Fisco Paulista, por meio da atuação de auditores e auditoras fiscais da Receita Estadual, participou nesta quarta-feira (10) da Operação Exaustão, deflagrada para combater um esquema estruturado de sonegação no segmento de autopeças.
A ação cumpriu dez mandados de busca e apreensão em Limeira, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, São José dos Campos e São Paulo, envolvendo a atuação de 50 auditores e auditoras fiscais. O grupo investigado é suspeito de manipular valores sujeitos ao regime de substituição tributária, reduzindo de forma artificial a carga tributária incidente sobre produtos do sistema de exaustão de veículos. As irregularidades já resultaram em mais de R$ 257 milhões inscritos em Dívida Ativa e estima-se um prejuízo adicional de quase R$ 70 milhões aos cofres públicos nos últimos cinco anos.
Há, ainda, indícios de que as empresas envolvidas compartilham o mesmo comando, utilizando estruturas societárias simuladas para dificultar a atuação fiscalizatória e manter práticas reiteradas de evasão fiscal.
A operação foi realizada em parceria com o Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC) e os Departamentos de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (DEINTERs), reforçando a integração entre órgãos públicos no enfrentamento a fraudes tributárias que distorcem a concorrência e prejudicam a arrecadação estadual.
Mais uma vez, o trabalho técnico, dedicado e rigoroso dos auditores e auditoras fiscais do Fisco Paulista demonstra a importância da fiscalização integrada para coibir práticas ilícitas, proteger a sociedade e assegurar justiça fiscal em São Paulo.
