Dia a dia 22/01/2026 - 11:59

AFREs cobram diálogo e reavaliação das novas regras de teletrabalho

Cerca de 160 auditores e auditoras fiscais marcam presença em reunião virtual

O Sinafresp realizou, nesta quarta-feira (21), uma reunião virtual para discutir os impactos das mudanças nas regras do teletrabalho dos auditores e auditoras fiscais da Receita Estadual de São Paulo. Mediado pelo presidente do Sinafresp, Devanir Zuliani, o debate, que reuniu cerca de 160 auditores e auditoras fiscais, foi motivado por alterações promovidas por resolução que modificou critérios do trabalho remoto.

A principal reclamação da categoria é a implantação das novas regras, como a obrigatoriedade de dias presenciais, sem diálogo prévio. O sentimento relatado foi de imposição, sem negociação ou avaliação dos impactos sobre o trabalho e a vida funcional.

Como encaminhamento, o sindicato informou que levará o tema do teletrabalho à próxima reunião do Conselho de Representantes, ao lado de pautas como auxílio-saúde, espelhamento e quota.

Também foi sugerida a criação de um grupo de estudo, com servidores impactados, para reunir dados e argumentos técnicos que subsidiem negociações com a administração, incluindo informações sobre produtividade antes e depois das mudanças.

Na ocasião, os AFREs defenderam o retorno ao modelo anterior. Entre os próximos passos estão a consolidação dos dados, o envolvimento de representantes da base e a avaliação de ações de mobilização, caso não haja abertura ao diálogo.

Compartilhar: