Dia a dia 16/11/2020 - 03:31

Orçamentos de 2020 e 2021 e Regimento Eleitoral para pleito de 2021 são aprovados na Reunião do Conselho de Representantes

Durante reunião ordinária do órgão, realizada no sábado (14), conselheiros também debateram sobre nova produtividade, entre outros assuntos

Reunido no último sábado (14), o Conselho de Representantes do Sinafresp pautou orçamentos do sindicato de 2020 e para o exercício de 2021, Regimento Eleitoral para o pleito de 2021, nova produtividade, entre outros assuntos. Confira a seguir as deliberações sobre cada um desses temas.

Orçamentos Sinafresp – 2020 e 2021

Após questionamentos feitos pelo conselheiro Victor Aprile (DRTC-3/Capital) a respeito do orçamento do Sinafresp de 2020, o Conselho aprovou sem votos contrários a proposta orçamentária para o exercício 2020 com a ressalva de que os gastos orçados são maiores que a receita de mensalidades do exercício, e, portanto, que esse déficit deve estar claro e apresentado no orçamento.

O tesoureiro Guilherme Jacob esclareceu que esse déficit corrente se deve ao fato de as sobras de caixa de exercícios anteriores terem se acumulado nas contas do Sinafresp e, portanto, a partir de 2020, passaram a ser colocadas também à disposição da entidade para serem utilizados na busca pelos anseios da categoria.

Levando em consideração os mesmos apontamentos, foi aprovada, sem nenhum voto contrário, a proposta orçamentária para o exercício de 2021 com a observação da previsão de déficit corrente, que mais uma vez será coberto com as expectativas de sobras de caixa no exercício de 2020, tendo em vista a redução de desembolso especialmente em função da crise gerada pela pandemia de Covid-19.

O tesoureiro, Guilherme Jacob, e o vice-presidente do Sindicato, Glauco Honório, esclareceram todas as dúvidas colocadas sobre ambos os orçamentos, destacando que a saúde financeira do Sinafresp é positiva e todas as contas estão regulares.

Regimento Eleitoral – Eleições 2021

Em relação ao Regimento Eleitoral para o pleito de 2021, considerando as limitações impostas pela pandemia de Covid-19, o Conselho debateu se a redação proposta cobre todas as opções para a realização de votação, ou seja, se o texto admite a realização da eleição de modo presencial, virtual ou misto.

Após colegas manifestarem suas considerações, o advogado do Sinafresp Frederico França apresentou explicações e sanou dúvidas a respeito da redação do documento. Com base no que foi discutido, o Conselho aprovou o regimento proposto pela diretoria, permitindo que as eleições sejam realizadas com todos os modos de votação: presencial, virtual ou misto.

Nova produtividade

Dando sequência à reunião, o conselheiro Ayrton Cardomingo Junior (DRT-1/Capital) expôs suas preocupações sobre o andamento da proposta de novo modelo de produtividade e remuneração do trabalho dos agentes fiscais de rendas. Outros conselheiros também opinaram sobre a proposta e o modo como o projeto foi conduzido.

Em sua fala, Cardomingo Junior ressaltou que a diretoria se preocupou em promover o debate e mobilizar a classe para discutir sobre o tema, mas que, mesmo assim, alguns colegas se sentiram prejudicados pela proposta encaminhada para a Administração Tributária.

Sobre o tema, o vice-presidente Glauco Honório reforçou que a diretoria promoveu quatro reuniões online, abertas para a participação de todos os AFRs, e também teve a preocupação de disponibilizar com antecedência o projeto que seria apresentado, dando oportunidade para que os colegas que participaram das reuniões opinassem.

Glauco Honório ainda informou que a diretoria já tem uma reunião agendada com a CAT para debater sobre o projeto e definir uma ideia conjunta a ser apresentada como solução para o secretário de Orçamento, Planejamento e Gestão, Mauro Ricardo.

O diretor de Assuntos Técnicos, Delcides Sousa, em resposta aos conselheiros, esclareceu as dúvidas sobre a tabela e teceu outras considerações sobre a forma da realização do trabalho e seu conteúdo. 

O presidente da Mesa Diretora do Conselho de Representantes, Roberto de Carvalho, frisou que é necessário convocar os colegas e construir um movimento para viabilizar as reivindicações da classe, destacando a divulgação do estudo feito pelo conselheiro Carlos de Oliveira Vianna (DRT-5/Campinas) sobre o tema como um caminho para mobilizar os AFRs.

Finalizando o debate sobre a proposta de novo modelo de produtividade, Roberto de Carvalho afirmou que, assim que o projeto for debatido com a Administração Tributária, a pauta será novamente avaliada pelo conselho em nova reunião.

Outros assuntos

Com relação ao tema trazido pela conselheira Maria Cristina Savino (DRT-5/Campinas), o AUD, que contou com a apresentação de vídeo do colega João Augusto Barsante, líder do projeto, o órgão definiu que o sindicato vai contribuir com a divulgação, incentivando e estimulando a participação dos AFRs em iniciativas que visam o desenvolvimento de ferramentas que contribuam para o aprimoramento do trabalho da categoria.

Baseada em Access, o AUD é uma ferramenta criada para concentrar, analisar e cruzar todos os dados de um contribuinte fiscalizado (EFD e arquivos do BO) de forma dinâmica e adaptável. Em conjunto, a equipe formada por membros de várias delegacias passou a desenvolver e aprimorar a ferramenta. 

O conselho também aprovou as atas das reuniões realizadas em 19 de setembro e 24 de outubro de 2020.

 
Compartilhar: