Dia a dia 17/09/2021 - 05:57

AGE VIRTUAL: link para acesso à sala virtual da plataforma Zoom em que o fórum coletivo será realizado já está disponível

Filiados receberam em seus endereços de e-mails que constam no cadastro do Sinafresp o link de acesso por meio de um e-mail da própria plataforma Zoom

Na tarde desta sexta-feira (17), o Sinafresp encaminhou para os endereços de e-mails dos filiados que constam no cadastro do sindicato o link para acesso à sala virtual do Zoom em que a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) acontecerá. Além de garantir a realização de um fórum coletivo mais seguro, o formato de acesso à plataforma também vai permitir que o processo de apuração dos votos seja mais ágil e transparente.

Apenas os agentes fiscais de rendas (AFRs) com cadastro junto ao Sinafresp poderão acessar a sala virtual em que o fórum coletivo vai acontecer, impedindo que o processo sofra qualquer interferência externa. Para que tudo funcione da melhor maneira possível, é indispensável que todos os filiados fiquem atentos às explicações a seguir para entrar na sala virtual do Zoom, evitando problemas no dia da assembleia.

Cadê o link do Zoom?

Todos os filiados receberam em seus endereços de e-mails que constam no cadastro do Sinafresp o link de acesso para a sala virtual do Zoom. Também é possível entrar na sala por meio do código de acesso (ID do webinar: 853 9956 7357).

Lembre-se também de algumas informações importantes:

  1. O e-mail terá como remetente o Zoom, pois o link de acesso foi gerado diretamente pela plataforma;

  2. No corpo do e-mail, o Zoom oferecerá algumas formas de acessar a sala virtual:

  • Botão: “Ingressar no webinar”

  • Link: para ser copiado e colado na barra do navegador

  • ID do webinar: código de acesso formado por 11 dígitos

  1. Como a plataforma Zoom é norte-americana, existe a possibilidade de que o e-mail esteja escrito em inglês. Se tiver dificuldades para identificar as formas de acesso, basta utilizar o recurso de tradução do próprio Gmail.

Confuso com os e-mails?

Visando garantir a legalidade da votação em um fórum coletivo virtual, o Sinafresp teve que estabelecer um critério para apuração e validação dos votos. Como a votação será feita por meio do Zoom, não seria viável fazer essa verificação com base em dados como o nome completo de cada filiado, por exemplo, ao cruzar com o banco de dados do Sinafresp.

Nesse caso, a melhor opção encontrada pela entidade foi utilizar o e-mail do filiado como critério de validação do voto, pois o e-mail, além de constar no banco de dados do sindicato, é também um elemento utilizado pelo Zoom para identificar todos os participantes.

Levando isso em consideração, ao invés de gerar um único link, que poderia ser acessado por qualquer pessoa, a entidade optou por vincular os e-mails cadastrados na área do filiado à plataforma Zoom, para enviar convites personalizados apenas para os e-mails dos filiados.

Por conta dessa barreira de segurança, só será possível acessar a sala virtual da AGE utilizando um único endereço de e-mail: aquele que consta no seu cadastro junto ao Sinafresp.

Se você não atualizou o seu e-mail na área restrita do site da entidade e também não sabe qual e-mail consta em seu cadastro, uma opção é acessar a área do filiado, como se fosse realizar o processo de alteração, e verificar qual e-mail está cadastrado. Dessa forma, você saberá para qual e-mail o link de acesso para a sala virtual do Zoom foi enviado.

Como vai ser na sala do Zoom?

Por conta do grande número de filiados e da própria formatação da plataforma, após realizar todo o trâmite para acessar o Zoom, todos os AFRs entrarão na sala virtual como “Participantes” e não como “Palestrantes”, ou seja, não terão as opções de áudio e vídeo habilitadas. 

Dessa forma, no início do fórum coletivo, apenas a equipe de organização do evento estará com o vídeo e o áudio habilitados, pois entrarão na plataforma como “Palestrantes”, e todos os filiados serão “Participantes”. No decorrer da AGE, em momento oportuno, será concedido o direito de fala para quem solicitar.

Como as funções de áudio e vídeo não estarão disponíveis para os “Participantes”, os filiados poderão se manifestar por meio do chat. Caso o colega prefira se manifestar apenas com o áudio e vídeo ligados, é possível utilizar a função “Levantar a mão” para pedir a palavra.

Para usufruir de todas as funcionalidades do Zoom com mais facilidade, o sindicato indica aos filiados que participem da AGE por meio do computador. Pelo tablet ou smartphone, a experiência na plataforma é mais complexa e difícil, o que pode acabar atrapalhando.

A entidade ainda ressalta que, levando em consideração as características e a formatação da AGE, é indispensável que os filiados acompanhem todo o evento, para não correr o risco de perder o momento em que será feita a votação.

Tutoriais

Clique aqui e assista aos vídeos que mostram como visualizar qual e-mail está cadastrado na área do filiado (caso você não tenha feito a atualização) e também como recuperar a senha para acessar a área restrita.

Se você ainda não possui uma conta no Zoom, lembre-se de criá-la com o mesmo endereço de e-mail que consta no seu cadastro junto ao Sinafresp. Veja aqui um tutorial que mostra o passo a passo para criar uma conta no Zoom.

AGE

A assembleia acontece amanhã (18), às 9h30, em primeira chamada, e às 10h, em segunda chamada, para deliberar sobre proposta de alteração do estatuto. A proposta alteraria a composição das chapas concorrentes à diretoria executiva em eleições sindicais e foi apresentada por um grupo de filiados.

O edital da AGE pode ser consultado clicando aqui.

Além dos colaboradores do Sinafresp, também foram contratados, especificamente para o dia da assembleia, outros cinco auxiliares para garantir que todos os filiados tenham o suporte necessário e consigam exercer seu direito de voto.

 
Compartilhar: