Dia a dia 19/11/2021 - 05:20

Sinafresp debate com o subcoordenador de Consultoria Tributária e Contencioso a mobilização dos AFREs nas áreas

José Paulo Neves destacou que as DTJs têm se engajado nas ações e acredita que o envolvimento das áreas é importante para a unidade e coesão do movimento salarial

A diretoria do Sinafresp se reuniu na tarde de hoje (19) com o subcoordenador de Consultoria Tributária e Contencioso Administrativo Tributário, José Paulo Neves, e outros colegas dessas áreas. 

Além dos integrantes da diretoria Alfredo Maranca, Guilherme Jacob, Lígia Sabaraense e Leandro Ferro, também participou do encontro virtual o representante sindical da DRT-12/ABCD Marco Antônio Chicaroni, presidente na Chapa Raiz AFR, que conforme relatório inicial de apuração das Eleições Sinafresp 2021, deverá ser eleita em breve para diretoria executiva do sindicato, após a homologação dos resultados do pleito.     

O principal tema debatido foi a mobilização na área de Contencioso, a adesão dos colegas das Delegacias Tributárias de Julgamento (DTJs) aos procedimentos do Novembro Zero e Operação padrão e os efeitos provocados pelo engajamento desses colegas.

José Paulo Neves disse que as áreas de Contencioso e Consultoria Tributária têm peculiaridades que fazem com que as ações não tenham efeitos tão imediatos para o contribuinte e para pressionar o governo. Em relação aos benefícios fiscais, por exemplo, ele explicou que o trabalho está condicionado a ritos e prazos do Confaz e também, muitas vezes, as questões estão relacionadas mais ao gabinete da Secretaria da Fazenda e Planejamento, e fora do âmbito da Subsecretaria da Receita Estadual.

Ele afirmou que não está havendo pressão para agilização nos prazos, que os gestores dialogaram com os colegas das áreas e que a adesão à mobilização foi colocada como uma decisão e opção pessoal de cada auditor fiscal da Receita Estadual (AFRE).

O subcoordenador também ressaltou que acredita que os colegas das DTJs estão aderindo às ações e que o engajamento deles é importante para dar unidade e coesão ao movimento da categoria.

O presidente do Sinafresp, Alfredo Maranca, aproveitou para perguntar sobre o PLO e questionar se o subcoordenador acredita que há chances do projeto trazer reajuste para a classe. José Paulo Neves respondeu que os gestores da administração têm tentado, mas que a evolução das conversas está difícil, pois há outras questões externas à secretaria, como as demandas de outras categorias.

Compartilhar: