Dia a dia 04/08/2022 - 10:00

Curso Negociações Coletivas traz troca de experiências para categorias dos Fiscos estaduais

Estratégias e desafios no setor público foram principais questões debatidas pelos participantes

Nos dias 26 e 27 de julho, o Sinafresp promoveu o curso Negociações Coletivas, em articulação com a Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), na capital paulista.

Veja aqui fotos do primeiro dia do curso

Confira também as fotos do segundo dia

O curso abordou táticas e atributos para negociar, mostrou a importância da avaliação dos diferentes interesses dos grupos envolvidos e analisou leis e projetos específicos, como o Projeto de Lei (PL) 711/2019, que estabelece as normas gerais para a negociação coletiva na administração pública direta, autarquias e fundações públicas.

O consultor Max de Almeida, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), tratou dos temas de forma interdisciplinar, utilizando referenciais teóricos da Sociologia, da Economia, do Direito, da Ciência Política e da História.

Integrantes da diretoria e do Conselho de Representantes do Sinafresp, bem como servidores de outros Fiscos estaduais que também participaram do curso, puderam aproveitar ainda dinâmicas e uma atividade em grupos de trabalho que tinha como objetivo analisar situações reais, vivenciadas nos estados.

Vários grupos se debruçaram sobre a situação salarial dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo (AFREs), buscando identificar os principais obstáculos para a negociação com o governo paulista e traçar linhas de atuação.

Colegas de outros fiscos estaduais compartilharam suas experiências e estratégias, bem como expuseram os desafios que ainda enfrentam em seus estados, inclusive naqueles que já possuem o teto único.

Compartilhar: