Dia a dia 15/03/2023 - 03:58

IRPF 2023: Aposentados e pensionistas acometidos por doenças graves têm isenção

Benefício é previsto pela Lei Federal nº 7.713/88

A Receita Federal deu início ao prazo para as declarações do Imposto de Renda 2023, que encerra no dia 31 de maio. Os aposentados e pensionistas acometidos por doenças graves têm isenção no IRPF, conforme prevê a Lei Federal nº 7.713/88. Tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, hanseníase, paralisia irreversível, bem como cardiopatia grave e doença de Parkinson são algumas das doenças incapacitantes previstas pela legislação. 

Os servidores públicos aposentados acometidos por essas doenças devem requerer o benefício à São Paulo Previdência (SPPREV). Após a realização de uma perícia médica, os laudos médicos devem ser incluídos no requerimento, a fim de comprovar a existência da enfermidade. 

Com o reconhecimento administrativo da Isenção pela Receita Federal, os valores descontados de IRPF serão restituídos por meio de processo administrativo, que deve ser requerido somente ao órgão federal. 

Aos aposentados e pensionistas que têm dúvidas sobre a solicitação do benefício, o departamento Jurídico do Sinafresp pode ser acionado por meio dos telefones e e-mail:  (11) 3113-4000 / 97502-6571/ deptojuridico@sinafresp.org.br.

Tem dúvidas sobre o IRPF 2023? Acesse o site da Receita Federal e saiba como declarar.

Acompanhe nossos canais e fique por dentro das novidades!
Site: www.sinafresp.org.br
Facebook: www.facebook.com/sinafresp
Instagram: www.instagram.com/sinafresp
Twitter: www.twitter.com/sinafresp
LinkedIn: www.linkedin.com/company/sinafresp
YouTube: www.youtube.com/@sinafresp

Compartilhar: