Dia a dia 11/10/2024 - 03:40

Comissão Eleitoral se reúne com as chapas concorrentes à Diretoria Executiva do Sinafresp

Na última segunda-feira (07), na sede do Sinafresp, a Comissão Eleitoral reuniu-se com representantes das duas chapas concorrentes à Diretoria Executiva para o triênio 2025-2027, “Sinafresp para Todos” e “Raiz 2.0.”, cuja votação será realizada no próximo dia 06 de novembro, por meio de sistema eletrônico de votação.

Entre os assuntos tratados, foram detalhadas as instruções para divulgação das chapas nos canais oficiais de comunicação do Sinafresp, a cargo do Departamento de Comunicação, que elaborou uma estratégia de comunicação em três disparos de conteúdos, a serem realizados nos dias 25/09 (já realizado), 14/10 e 04/11/2024. Esses disparos serão realizados simultaneamente em todos os canais de comunicação do Sinafresp (site, e-mail marketing, SMS, Facebook, Instagram, Linkedin e WhatsApp), com materiais produzidos pelas próprias chapas, dentro da formatação e limites estabelecidos para cada plataforma. Além dessa comunicação institucional, as chapas têm a liberdade de utilizar outros meios de divulgação particulares a seu critério.

Com relação à votação, a mesma ocorrerá por meio de sistema eletrônico de votação, conforme constou no Edital de Convocação e como já foi feito na eleição de 2021 e na eleição complementar em 2022. Foi informado às chapas que a Comissão Eleitoral está providenciando o Manual do Eleitor, bem como um Vídeo Informativo, que irão detalhar todas as etapas que o eleitor deve seguir para realizar seu voto com facilidade e segurança. Além disso, no dia da votação será montada uma Central de Atendimento, por telefone, e-mail e WhatsApp, para auxiliar qualquer filiado que tenha dificuldade em utilizar o sistema de votação.

Também foi informado às chapas que, conforme aprovado pelo Conselho de Representantes, na reunião de 27/07/2024, havendo mais de uma chapa concorrentes à Diretoria Executiva, a Comissão Eleitoral deveria contratar uma empresa de auditoria, para acompanhar todo o processo de votação e dar maior legitimidade e garantia aos resultados obtidos, a exemplo do que foi feito nas eleições da Afresp em 2023. Isso está sendo providenciado e logo teremos a contratação dessa empresa.

Foi comunicado às chapas que a Comissão Eleitoral recebeu uma notificação extrajudicial apresentada por um filiado, questionando a contratação da empresa TAFNER para condução da votação eletrônica, sob alegação que ela supostamente teria dado causa aos problemas constatados na assembleia realizada remotamente em 10/04/2023, e que isso demonstraria que ela não tem expertise para esse tipo de trabalho. Foi ponderado, junto às chapas, que a TAFNER operacionalizou a votação por sistema eletrônico nos pleitos de 2021 e 2022 do Sinafresp, sem nenhuma intercorrência e nenhuma reclamação reportada à Comissão Eleitoral. Por outro lado, a Comissão Eleitoral efetuou uma cotação de preços e optou pela TAFNER, não só pela melhor proposta financeira, mas, principalmente, pela experiência pretérita e por apresentar a interface mais amigável, tanto para os eleitores, quanto para a Comissão Eleitoral. Essa proposta foi submetida ao Conselho de Representantes na reunião de 27/07 passado, por meio do Parecer CE nº 001/2024, e foi aprovada por maioria de votos. Por fim, foi esclarecido que, com relação à citada assembleia, foram utilizados dois sistemas diferentes que não “conversavam” entre si: um para condução da assembleia com as falas e interação dos participantes (Zoom) e outro para as votações (TAFNER). Isso deu causa às inconsistências relatadas.

Por fim, foi informado às chapas que o fundo eleitoral já está disponível para utilização das chapas interessadas na modalidade de reembolso, nos termos do artigo 22 do Regimento Eleitoral.

Comissão Eleitoral 2024.

 
Compartilhar: