1ª reunião do Conselho de Representantes reforça união pela recomposição salarial
O Conselho de Representantes do Sinafresp realizou, no sábado (18), sua primeira reunião da nova gestão, marcada pela eleição da nova Mesa Diretora e pela renovação dos Conselhos Fiscal e de Ética. Clique aqui e confira a galeria de fotos.
O encontro ocorreu na capital paulista e contou com a participação da Mesa do Conselho Deliberativo da Afresp, com discurso do presidente Paulo Henrique do Nascimento; do presidente da Comissão Eleitoral do Sinafresp, Ivan Senço; de conselheiros de diversas regiões do estado, reafirmando a união da categoria em torno dos principais pleitos dos Auditores Fiscais da Receita Estadual (AFREs).
Eleição da Mesa Diretora
Com 39 votos e sem nenhuma abstenção, foram eleitos para compor a Mesa Diretora os auditores fiscais Ligia Sabaraense (presidente), Nilo Ponce (vice-presidente) e Marcelo Nunes (secretário).
A presidente reeleita para a Mesa Diretora, Ligia Sabaraense, agradeceu a confiança de todos os representantes sindicais, bem como reforçou a importância de uma categoria unida em prol da conquista de pleitos.
Conselho Fiscal
Responsável por fiscalizar as gestões contábil, financeira e patrimonial da entidade, opinar sobre despesas extraordinárias, balancetes mensais e o balanço anual referente ao exercício financeiro anterior, entre outras funções, foram eleitos para compor o Conselho Fiscal do Sinafresp:
- Titulares: Célio Barbosa (Araraquara), Jackson Silva (Jundiaí) e Peter de Oliveira (Ribeirão Preto).
- Suplentes: Fabrizio Hamanaka (Araçatuba), Pedro Rosário (São Bernardo do Campo) e Victor Lins (Sede).
Conselho de Ética
O Conselho de Ética tem a missão de zelar pelo cumprimento das decisões da Assembleia Geral, do Congresso Estadual, do Conselho de Representantes, bem como das normas do Estatuto e regimentos do Sindicato. Cabe a ele supervisionar a conduta de Diretores Executivos, Representantes Sindicais e filiados em geral.
Para compor o Conselho de Ética, foram eleitos:
- Titulares: Edison Vital (Lapa), Ubiratan Garcia (São José do Rio Preto) e William Ferreira (São Bernardo do Campo).
- Suplentes: Felipe Petrachini (Sede), Isanoi Tristão (Sorocaba) e Valéria Baciega (Lapa).
Avanço na luta pela recomposição salarial e outras pautas prioritárias
Um dos principais pontos deliberados foi a organização da próxima parada estadual pela recomposição salarial, marcada para o dia 29 de janeiro, no predião da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz). Além disso, foi agendada uma nova reunião do Conselho de Representantes para o dia 22 de janeiro, às 18h, com o objetivo de alinhar as estratégias de mobilização e definir o cronograma de atividades para 2025.
A Diretoria Executiva também destacou os principais pleitos da categoria, que incluem:
Pautas em Brasília: Participar das discussões sobre as Propostas de Emenda à Constituição (PECs) em tramitação, como a PEC 6/2024 (extinção da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas), PEC 10/2023 (Quinquênios) e PEC 45/2024 (Supersalários).
Lei Orgânica da Administração Tributária (LOAT): Avançar na elaboração e aprovação da LOAT, consolidando o papel estratégico da categoria na administração pública.
O presidente do Sinafresp, Devanir Zuliani, ressaltou a importância da participação ativa dos conselheiros nas mobilizações e na articulação em suas respectivas bases. “Vocês, conselheiros, são as peças principais. É o trabalho de vocês nas DRTs que faz a diferença nos encaminhamentos. Temos muitos desafios pelos próximos três anos, especialmente neste início de mandato”, afirmou.
A primeira reunião do Conselho de Representantes de 2025 foi, sem dúvida, um marco na união da nossa categoria. Contamos com a presença de muitos representantes recém-chegados, trazendo consigo uma energia renovada e a disposição de somar à nossa luta sindical. Com a força de todos, enfrentaremos os muitos desafios que o ano nos reserva, com a certeza de que o Sinafresp estará cada vez mais forte e unido para defender os direitos dos auditores fiscais e lutar por uma recomposição salarial justa.
Homenagem póstuma
O Conselho de Representantes e a Diretoria Executiva do Sinafresp lamentam profundamente o falecimento do conselheiro Marco Antonio D’Amico, aos 67 anos, da Delegacia Regional Tributária de São José do Rio Preto (DRT 8), e representante sindical da nossa entidade, recém-reeleito para mais um mandato de dedicação à luta pela valorização da carreira fiscal.
Marco Antonio foi um exemplo de compromisso com o serviço público e com a categoria dos auditores fiscais, atuando com dedicação incansável para fortalecer a união e defender os interesses de todos nós. Ao longo de sua trajetória, conquistou o respeito e a admiração de seus colegas, deixando um legado que seguirá como inspiração para as futuras gerações.
Neste momento de dor, expressamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho, desejando força e conforto para atravessar essa difícil perda. A memória de Marco Antonio D’Amico permanecerá viva em nossos corações e na história do Sinafresp.