Dia a dia 17/04/2025 - 09:52

Mais de 500 auditores fiscais participam de manifestação virtual por recomposição salarial e auxílio-saúde

Mais de 500 auditores fiscais participaram, na manhã desta quarta-feira (16), da mobilização virtual promovida pelo Sinafresp em defesa da recomposição salarial, do auxílio-saúde e das demais demandas da categoria. A manifestação, realizada pela plataforma Zoom, reforçou a importância da mobilização coletiva para avançar nas negociações com o Executivo e o Legislativo.

A vice-presidente do Sinafresp, Michele Ferreira, destacou o trabalho da Diretoria na articulação das pautas prioritárias da categoria, tanto em São Paulo quanto em Brasília. “Estamos atuando intensamente para garantir a recomposição, o auxílio-saúde e outras demandas fundamentais dos auditores fiscais. Mas, para conquistar o auxílio-saúde, vamos precisar lutar muito”, alertou.

O presidente do sindicato, Devanir Zuliani, reforçou a necessidade de manter a categoria mobilizada e informou sobre as ações mais recentes. “Desde a publicação do cronograma de mobilizações, estivemos na Alesp em diálogo com os deputados Gilmaci Santos, Carlão Pignatari e Alex Madureira, buscando informações sobre a apresentação do projeto de recomposição salarial do funcionalismo. Até o momento, o projeto ainda não foi enviado à Assembleia”, afirmou.

De acordo com Devanir, o Secretário da Fazenda informou que o projeto deve chegar à Alesp em maio, com uma previsão de 5% de recomposição para todo o funcionalismo – índice ainda insuficiente diante da defasagem de 9,68% acumulada pelos auditores fiscais.

Em relação ao auxílio-saúde, o presidente informou que o sindicato já concluiu a redação de um projeto que será apresentado, na próxima quarta-feira (23), ao Secretário da Fazenda e Planejamento. Em paralelo, estamos articulando junto à Afresp as estratégias pelo apoio dos deputados estaduais.

Devanir também chamou a atenção para o fato de que, no contexto da Reforma Tributária, o Fisco Paulista não foi contemplado como integrante do Conselho Superior do Comitê Gestor do IBS. “Isso é um desrespeito à nossa categoria. Mais uma vez, o governo ignora a importância estratégica dos auditores fiscais na estrutura do Estado”, afirmou. Ele concluiu ressaltando: “A nossa força está na coletividade, na categoria mostrando união e disposição de luta por todos os nossos pleitos”.

O secretário da Mesa do Conselho de Representantes, Marcelo Nunes, apresentou as pautas da próxima reunião do Conselho, marcada para o dia 26 de abril, com destaque para a deliberação sobre o cronograma de mobilizações sindicais. Entre as ações previstas estão a publicação de artigos em defesa da valorização do Fisco Paulista, nova vigília no 5º andar do Predião e, a depender do andamento das demandas na Alesp, o início da Operação Padrão.

Durante a manifestação, a Diretoria também reforçou o convite da Afresp para a palestra com o Secretário de Governo e Relações Institucionais e presidente do PSD, Gilberto Kassab, que abordará os cenários políticos de 2026. O evento será realizado no Auditório da Afresp, no dia 29 de abril, às 10h.

A presidente do Conselho de Representantes, Ligia Sabaraense, incentivou os colegas a participarem das reuniões com seus representantes regionais – presenciais ou virtuais –, na próxima quarta-feira (23), para contribuir ativamente na construção das próximas mobilizações. “É essencial que cada um se engaje. A força do nosso movimento está no envolvimento de toda a categoria”, concluiu.

 

 

 
Compartilhar: