• segunda-feira , 27 março 2017

Aumento de Estoques na Operação Padrão supera 16 mil processos

Mensuração aponta crescimento acelerado dos processos aguardando conclusão

Desde julho, quando o Fisco de São Paulo iniciou a Operação Padrão, mais de 16 mil processos envolvendo solicitações de contribuintes e ordens de fiscalização tributária estão se acumulando na Secretaria da Fazenda.

O monitoramento do sistema aponta que a quantidade de processos aguardando conclusão tem aumentado em ritmo acelerado. Isto significa que, em virtude dos altos volumes de trabalho, mais processos acumulam a cada dia, aumentando a lentidão do sistema tributário. Dessa forma, a Operação Padrão segue expondo os gargalos da Administração Tributária do Estado e comprovando todas as suas falhas.

O gráfico abaixo demonstra o acumulo de processos, confira:

grafico-op-padrao

Operação Padrão
A mobilização é mais um ato da categoria que busca justiça fiscal, transparência e simplificação das tributações, ações contempladas na Lei Orgânica da Administração Tributária (LOAT), elaborada pelo Fisco Paulista e engavetada há anos pelo governo estadual. A aprovação da lei é o primeiro passo para que o Fisco de São Paulo possa atuar com eficiência e com instrumentos que permitam o equilíbrio fiscal, com decisões pautadas no viés técnico e não político.

O movimento tem como objetivo fazer com que os auditores fiscais examinem detalhadamente expedientes e processos, conferindo cada dispositivo da legislação e buscando a adequação perfeita de todas as normas com o trabalho executado.

Ainda que dentro dos limites legais, esse modo de trabalhar gera prazos maiores para apreciação de pedidos e para conclusão de processos e expedientes.

 

Posts Relacionados