Sinafresp apoia realização do 4º Congresso Luso-brasileiro de Auditores Fiscais

O evento, que terá as inscrições dos AFRs ressarcidas pela Afresp com apoio do sindicato, vai discutir formas de tributação que deram certo em outros países

De 16 a 19 de junho será realizado, na capital paulista, o 4º Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais. O objetivo do encontro, que é aberto também a contribuintes e à classe política, é promover iniciativas que ajudem a melhorar o ambiente de negócios nacional, simplificar o pagamento de tributos, por meio da reforma tributária, e aproximar o fisco da sociedade.

O ciclo de palestras começa no dia 17, com o tema “A desorganização da economia e da tributação”, com o deputado federal Alexis Fonteyne e o economista Martus Tavares. Entre os nomes internacionais já confirmados estão Miguel Viegas e Rita de la Feria.

Viegas integra a Comissão de Assuntos Econômicos e Monetários no Parlamento Europeu. Ele falará no dia 18, junto com Giovanni Padilha, auditor fiscal do Rio Grande do Sul, sobre “O papel dos impostos no combate às desigualdades”.

Dia 19 é a vez de Rita de la Feria, formada em Direito pela Universidade de Lisboa e investigadora Associada Sênior no Center for Business Taxation da Universidade de Oxford, abordar o assunto “IVA europeu: sonegação, inovação, jurisdição, tendências, operacionalização e melhores práticas na Europa”.

Outros temas de destaque são “A reconstrução do modelo tributário”, com Bernardo Appy; “O modelo da Administração Tributária do século XXI”, com Luiz Eduardo Shoueri e Heleno Torres, e “Lei Orgânica da Administração Tributária  (Loat) e as relações fisco-contribuintes”, com José Lobato, diretor da Afresp, e Eurico De Santi, professor de Direito Tributário.

Durante o congresso, que acontece em anos alternados no Brasil e Portugal (o primeiro foi em 2016, na cidade do Porto), serão apresentadas também ações que podem resgatar a confiança dos empreendedores e  estimular a geração de negócios, emprego e renda.

A cerimônia de abertura será na Sala Prestes Maia, dia 16 de junho, às 18 horas, e é resultado da parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Já as palestras e debates serão realizados no Hotel Maksoud Plaza, de 17 a 19 de junho.

Organizado pela Associação dos Agentes Fiscais de Rendas de São Paulo (Afresp) e apoiado pelo Sinafresp, o evento é uma realização da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco Nacional) e da Associação Sindical representativa dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira de Portugal (Apit).

Para se inscrever e obter mais informações, acesse o site https://congressolusobrasileiro.org.br/. As vagas são limitadas e as inscrições custam R$ 550 para todos os associados das entidades organizadoras e também para as que são filiadas à Febrafite.  A Afresp, com apoio do Sinafresp, vai reembolsar as inscrições de seus associados. Os AFRs sindicalizados que não sejam filiados à Afresp também serão reembolsados sem burocracia.