Dia a dia 11/12/2025 - 02:15

Mais de 600 AFREs se mobilizam pelos pleitos da categoria

Presidente do Sinafresp critica falta de diálogo do secretário da Fazenda

Em mobilização virtual realizada pelo Sinafresp nesta quinta-feira (11), mais de 600 Auditores e Auditoras Fiscais da Receita Estadual de São Paulo se mobilizaram pelos pleitos da categoria. Conduzida pela vice-presidente do Sinafresp, Michele Ferreira, a articulação debateu importantes pautas, como mobilizações deliberadas pelo Conselho de Representantes; intensas articulações pelo adiamento da votação do PL do subsídio do governador, a fim de garantir melhores condições para a categoria; articulações políticas em Brasília; e cenário atual a respeito do teletrabalho.

O presidente do Sinafresp, Devanir Zuliani, criticou a falta de diálogo do Secretário da Fazenda, Samuel Kinoshita, que não recebe a Diretoria Executiva do sindicato há meses; bem como enfatizou a importância da união da categoria para a escalada de mobilizações a partir de janeiro. Entre as ações estratégicas para fortalecer a luta pelo Auxílio-Saúde e pela recomposição salarial estão: atuação direta de representantes na Alesp, paradas nas regionais, mobilização presencial na sede da Sefaz em fevereiro, ações de comunicação, com publicações mais incisivas questionando a gestão do secretário; e a produção de artigos críticos direcionados ao Governo do Estado e ao Samuel Kinoshita.

Durante o encontro, o diretor Marco Antonio Chicaroni apresentou o cenário atual do PL nº 1304/2025 na Alesp, alertando para o risco de uma votação sem recomposição para a categoria. A estratégia imediata da Diretoria é seguir pressionando deputados e líderes partidários pelo adiamento da votação e pela aprovação do substitutivo apresentado pelo deputado Carlão Pignatari, que contempla condições melhores para a categoria. Clique aqui e participe da “Chuva de e-mails pela Recomposição Salarial”.

A respeito das articulações em Brasília, o diretor Jurídico Jean Ferreira detalhou sobre as principais pautas da categoria no Congresso Nacional, como o “Descongela Já”, cujo projeto segue travado no Senado; sobre o andamento do PLP nº 108/24, que institui o Comitê Gestor do IBS; sobre a PEC 6 e as articulações pelo apensamento; e sobre o risco crescente de avanço da reforma administrativa. 

Outro tema importante também abordado durante a mobilização foi o teletrabalho. A Diretoria Executiva detalhou o cenário de pressão externa, envolvendo outros órgãos. Diante do cenário de incertezas, as mobilizações específicas sobre o tema serão debatidas na próxima reunião do Conselho, quando o cenário será reavaliado.

 
Compartilhar: