Dia a dia 29/07/2020 - 02:34

Sinafresp discute tramitação da PEC 7/2018 em videoconferência com o deputado Caio França

Proposta altera o nome da carreira para Auditor Fiscal da Receita Estadual, trazendo identidade nacional com a Receita Federal e a maioria das unidades federativas

Representada por Glauco Honório, Felipe Petrachini, Guilherme Jacob e Mônica Paim, a diretoria do Sinafresp realizou hoje (29) videoconferência com o deputado Caio França (PSB) para tratar da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 7/2018, que altera o nome da carreira de “Agente Fiscal de Rendas” para “Auditor Fiscal da Receita Estadual” e tramita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Também participaram da reunião os conselheiros da DRT 02/Santos, Caio Blank e Flávio Werneck, a conselheira da Afresp Ana Paula Galletta Machado e o advogado Celino Netto, assessor do deputado.

O vice-presidente do Sinafresp, Glauco Honório, falou da expectativa da categoria de que a  PEC 7/2018 (PEC do Nome) seja aprovada, ressaltando que a proposta não traz aumento de custos para o Estado.

A diretora Mônica Paim, fez um histórico da atuação da categoria pela aprovação dessa matéria, relatando que o presidente da Alesp, Cauê Macris, chegou a consultar a Secretaria da Fazenda e Planejamento para confirmar se a PEC não geraria gastos para o Estado  e obteve retorno de que o projeto não traria problemas nesse sentido.

O tesoureiro Guilherme Jacob lembrou que São Paulo é o único estado a preservar o termo "Agente" e perguntou sobre possíveis estratégias para que a PEC seja aprovada.

Caio França informou que a Alesp retomará as sessões presenciais na próxima semana, sendo que deverá ser emitida alguma regulamentação nos próximos dias para acesso às sessões e reuniões. 

Dessa forma, França se dispôs a conversar com o deputado Vinícius Camarinha (PSB), para que esse, como líder do partido, solicite durante a reunião do Colégio de Líderes da próxima terça-feira que a PEC do Nome seja pautada. Assim será possível identificar se há resistência de algum partido e, a partir daí, traçar estratégias mais assertivas para aprovação. 

PEC do Nome

De autoria dos agentes fiscais de rendas e ex-deputados Vitor Sapienza, Orlando Bolçone e Vaz de Lima, a PEC 7/2018 foi protocolada na Alesp em 18 de setembro de 2018.

Aprovada em 27 de fevereiro de 2019 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a proposta está pronta para apreciação do Plenário.

A mudança do nome padroniza com a denominação adotada pelo fisco federal e pela maior parte dos fiscos estaduais e municipais e é importante para que, no caso da tramitação de projetos de lei no âmbito nacional de interesse do Fisco Paulista. 

O texto da PEC 7/2018 assegura a manutenção de todos os direitos adquiridos de todos, inclusive aposentados e pensionistas.

 
Compartilhar: