Mobilizações 12/11/2021 - 11:58

A mobilização não para de crescer: mais de 300 AFREs participam da Paradinha Virtual e debatem andamento das ações de luta

No encontro, realizado nesta quinta (11), colegas analisaram engajamento da classe em todas as unidades fazendárias e apresentaram sugestões

Idealizada pela Câmara Temática (CT) de Mobilizações e convocada pelo Sinafresp para esta quinta-feira (11), a Paradinha Virtual contou com a participação de mais de 300 auditores fiscais da Receita Estadual (AFREs). Colegas de várias unidades fazendárias deram uma pausa no trabalho para avaliar os resultados alcançados até o momento e debater o andamento das ações de luta.

Responsável pela apresentação inicial do relatório de resultados da mobilização, o tesoureiro do Sinafresp, Guilherme Jacob, ressaltou que é fundamental que os colegas sejam resilientes, pois não é possível saber até quando a categoria terá que sustentar a mobilização, e pontuou que a Operação Padrão (OP) tem se mostrado bem eficiente.

“Nós da CT Mobilizações acreditamos que essas ações são o caminho certo, já que não conseguimos dialogar com o governo. Agora, para melhorar o engajamento e tornar a mobilização mais coesa em todas as unidades, precisamos entender quais as dificuldades de cada área. As pessoas que participaram aqui hoje tem um poder de multiplicação de informação gigantesco e podem chegar junto de outros colegas", afirmou Guilherme Jacob.

Durante a reunião, os AFREs presentes também apresentaram sugestões e levantaram algumas dúvidas a respeito da execução dos procedimentos adotados na mobilização. Com relação à atuação do DTI, após colegas apresentarem alguns questionamentos, ficou definido que os integrantes da CT Mobilizações, com o auxílio de pessoas do departamento, vão analisar projeto a projeto para conhecer melhor a realidade do setor.

A baixa adesão das delegacias da capital também foram amplamente discutidas. Alguns colegas ressaltaram que o fato dessas delegacias não estarem se engajando, expõe  os colegas  de todo estado de forma muito perigosa.

Importância do manual e medidas de proteção

Segundo a representante sindical Cristina Savino, a CT Mobilizações tem notado grande resistência de alguns colegas, mas não tem conseguido identificar com precisão os motivos. Por isso, na oportunidade, a conselheira destacou a necessidade de que todos sigam o manual da OP e busquem compreender como a mobilização realmente funciona.

“Queremos ressaltar aqui que todos os colegas são amparados pelo Sinafresp e que o caminho é seguro desde que caminhemos todos juntos. As atividades em andamento seguem critérios rígidos de segurança e levam em consideração todas as questões legais e jurídicas envolvidas”, disse Cristina Savino.

A OP é uma ação que busca estabelecer, em todas as repartições, um padrão para os trabalhos desenvolvidos, dando ênfase máxima aos formalismos previstos pela legislação e manuais, atendendo às demandas com o uso máximo dos prazos legais, não utilizando atalhos ou simplificações para a execução das atividades.

Caso tenha algum problema com a chefia, o AFRE deve entrar em contato com a diretoria do sindicato ou com o representante sindical da unidade fazendária, para que sejam tomadas as medidas de proteção.

É importante destacar que as orientações da mobilização e as contidas no manual da OP observam as regulamentações legais, assim há respaldo jurídico para os procedimentos adotados.

Conforme o Sinafresp divulgou, o TJSP recentemente indeferiu liminar para um contribuinte que tentava acelerar a abertura de empresa junto à Sefaz, sendo que o entendimento do desembargador foi que o órgão tem 120 dias, ou seja o prazo legal, para cumprir a solicitação. 

Dessa forma, não precisa hesitar em se juntar a nós, colega! Vamos todos nos engajar na mobilização e aumentar a pressão sobre o governo! 

 
Compartilhar: