AFR José Rosa lança segunda edição do Guia Prático de ICMS

Revisada e ampliada, a obra tem verbetes explicativos em ordem alfabética e ajuda a desvendar as principais dúvidas sobre o imposto

Acaba de chegar da gráfica o “Guia Prático de ICSM” (Gráfica Editora Cidade, 610 páginas), da autoria de José Roberto Rosa. Agente fiscal de rendas (AFR) aposentado, ele exerceu a função por mais de 30 anos. 

A obra tem apoio do sindicato e da Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Afresp) para ser impresso.

O resultado dessa experiência está condensado no livro, que foi elaborado a partir de uma pesquisa feita com base na legislação do ICMS, decisões normativas e em todas as respostas publicadas pela Secretaria da Fazenda e Planejamento às consultas realizadas entre 1970 e 2019. 

Em três mil verbetes, o guia engloba os pontos que mais geram dúvidas de interpretação e entendimento sobre o ICMS, como a substituição tributária, créditos, transportes, industrialização, Simples Nacional etc. Portanto, é indicado especialmente para advogados, AFRs, estudantes e demais profissionais das áreas contábil e fiscal. 

A primeira edição foi lançada em 2009 e também contou com o apoio do Sinafresp. 

O autor é formado em Administração. Por 31 anos, trabalhou na fiscalização direta e exerceu a função de coordenador de cursos tributários na Escola Fazendária (Fazesp), na qual ministra aulas até hoje.  

Além de professor, José Rosa é voluntário na Pastoral do Menor de Sorocaba. Em vista disso, os recursos obtidos com a venda do livro serão destinados à pastoral que atende mais de 1500 crianças e adolescentes naquela cidade.

Os filiados que tiverem interesse em receber um exemplar podem enviar e-mail para secretaria@sinafresp.org.br, informando o nome, regional e local de trabalho, que o Sinafresp disponibilizará de forma gratuita.

O livro também está à venda desde sexta-feira (11), ao preço de R$ 120 na Associação Bom Pastor – Pastoral do Menor. Contatos podem ser feitos pelo telefone (15) 3212-1965 ou pelo e-mail pastoraldomenor.sor@hotmail.com.