Sinafresp participa de reuniões e trabalhos parlamentares em Brasília

Dirigentes de sindicatos das categorias dos fiscos estaduais debatem com deputados as reformas tributária e da previdência

O presidente do Sinafresp, Alfredo Maranca, esteve na última semana em Brasília, onde participou de diversas atividades.

Na terça-feira (20), foi realizada audiência da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados sobre reforma tributária. O deputado Júlio Cesar (PSD-PI), que solicitou a realização do evento, citou o projeto Reforma Tributária Solidária da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) e da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip).

O presidente da Fenafisco, Charles Alcantara, foi um dos debatedores e destacou a necessidade de mudanças no sistema tributário brasileiro que contribuam para o desenvolvimento do país e para a diminuição das desigualdades sociais.

Juntamente com o presidente do Sindicato dos Auditores-Fiscais Tributários do Município de São Paulo (Sindaf), Hélio Campos Freire, Alfredo Maranca também esteve com o presidente eleito do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional), Kleber Cabral, e outros colegas da Receita Federal. No mesmo dia, ocorreu a solenidade de 50 anos do órgão.

Conforme o sindicato divulgou, na quarta-feira (21), o presidente do Sinafresp acompanhou o protocolo da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) feito pela Confederação Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Conacate). A ADPF questiona a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) pela inconstitucionalidade da EC 46/2018 e peticiona a restituição da ordem jurídica da emenda.

Dirigentes da Fenafisco e de sindicatos dos fiscos estaduais também participaram de visitas a gabinetes parlamentares para conversar com os deputados sobre prováveis alterações na previdência que têm sido discutidas para uma eventual reforma no próximo governo.

Na sexta-feira (23), os dirigentes participaram da 69ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Fenafisco.